Julho das Pretas: Mulheres Negras movem a terra
18 de Julho de 2020 - Terra de Direitos![Julho das Pretas: Mulheres Negras movem a terra [Julho das Pretas: Mulheres Negras movem a terra]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/229217/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Líder quilombola, Tereza de Benguela é uma das mulheres negras que movem a terra
Durante o século XVIII, liderou o Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, e foi responsável pela implementação de uma espécie de parlamento e de um avançado sistema de defesa. Símbolo de resistência, Tereza de Benguela dá nome ao dia de 25 de julho, data em que também é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
Desde 2014, o movimento de mulheres negras aproveita a celebração da data para promover o Julho das Pretas, um mês onde são reforçadas as mobilizações que destaquem e ecoem as vozes das mulheres negras no Brasil.
Inspirada nessa luta, a Terra de Direitos desenvolve, durante todo o mês, a série ‘Especial Julho das Pretas: mulheres negras movem a Terra”. Nos próximos dias, conteúdos variados com reflexões a partir da perspectiva de gênero, raça e classe serão produzidos pela organização.
Essa é uma forma de evidenciar que uma terra onde todos os direitos sejam garantidos passa por uma sociedade livre de opressões, como racismo e machismo. É também, um momento para destacar a resistência e o protagonismo das mulheres negras na construção de um país mais justo.
A Terra de Direitos participa de processos políticos e presta assessoria jurídica popular em grupos formados pela maioria ou por lideranças de mulheres negras, especialmente mulheres quilombolas e populações tradicionais. É por isso que a organização reafirma seu compromisso pela igualdade de gênero e raça, pois a considera essencial para o exercício de uma assessoria jurídica popular verdadeiramente transformadora.
Comentários
Outras Notícias
![Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores [Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238147/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores
02 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores [Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238146/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores
02 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Versão oral do Wegovy mostra eficácia semelhante ao injetável e alcança 16% de perda de peso [Versão oral do Wegovy mostra eficácia semelhante ao injetável e alcança 16% de perda de peso]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238145/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Versão oral do Wegovy mostra eficácia semelhante ao injetável e alcança 16% de perda de peso
02 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/RBS TV
![CBF divulga calendário detalhado do Brasileirão; Bahia e Vitória já sabem datas dos próximos confrontos [CBF divulga calendário detalhado do Brasileirão; Bahia e Vitória já sabem datas dos próximos confrontos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238144/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CBF divulga calendário detalhado do Brasileirão; Bahia e Vitória já sabem datas dos próximos confrontos
02 de Outubro de 2025Foto: Divulgação / CBF
![Itapuã ganha Circuito das Águas oficializado como novo espaço do Carnaval de Salvador [Itapuã ganha Circuito das Águas oficializado como novo espaço do Carnaval de Salvador]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238143/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Itapuã ganha Circuito das Águas oficializado como novo espaço do Carnaval de Salvador
01 de Outubro de 2025Foto: Lucas Moura / Secom PMS
![NFL anuncia jogos de temporada regular no Maracanã a partir de 2026 [NFL anuncia jogos de temporada regular no Maracanã a partir de 2026]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238142/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
NFL anuncia jogos de temporada regular no Maracanã a partir de 2026
01 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / Instagram
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023