De bezerro a jacaré: quais são as maiores presas que uma cobra devora?
10 de Outubro de 2013 - Piatã
Píton explodiu depois de engolir um jacaré
Em 2005, guardas-florestais americanos registraram quando uma píton explodiu depois de engolir um jacaré no parque Everglades. A espécie de cobra, originária da Ásia, é invasora nos ecossistemas dos Estados Unidos e é combatida pelas autoridades. A batalha entre os predadores, afirmavam os guardas na época, mostra o perigo desse tipo de serpente no país. Mas, se uma cobra é capaz de engolir um jacaré - mesmo que para ela o fim seja trágico - qual é o limite desses répteis?
Na Malásia, em 2006, uma cobra de seis metros devorou uma ovelha prenhe. O réptil, que pesa cerca de 90 kg, teve que parar no meio de uma estrada e foi capturado por bombeiros
Segundo biólogo e diretor do Museu Biológico do Butantan, Giuseppe Puorto, no Brasil há o registro de uma sucuri, a maior espécie de cobra do Brasil, que comeu um bezerro. Teoricamente, afirma Puorto, bezerros e capivaras são as maiores presas de serpentes. Mas há outros registros impressionantes já feitos.
E como elas conseguem devorar animais tão grandes? O biólogo explica que a mandíbula é separada dos demais ossos da cabeça e os lados direito e esquerdo são independentes, o que possibilita uma abertura muito grande da boca do predador. Além disso, a pele e os músculos são flexíveis para facilitar a ingestão. O processo todo pode durar horas.
*Terra.
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023