Cultura

Historiadores baianos celebram data de nascimento do "advogado dos pobres"

02 de Abril de 2013 - Piatã

“Ele é considerado o maior líder popular que a Bahia já teve”. A declaração da historiadora e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé, se refere ao major Cosme de Farias, o advogado dos pobres, que nasceu em 2 de abril, há 138 anos. Cosme de Farias nasceu em São Thomé de Paripe e, segundo Consuelo, era um homem que fazia uma campanha tenaz contra o analfabetismo.

“Ele dedicou sua vida às causas humanistas e de defesa dos direitos humanos. Ficou conhecido como advogado dos pobres, assumindo mais de 30 mil processos. Já o presenciei mais de uma vez no júri defendendo ladrão. Ele se emocionava muito no júri, comovia as pessoas”, contou a historiadora. Além de rábula (advogado que não possuía formação acadêmica em Direito), o major atuou ainda como jornalista, foi poeta, deputado estadual, funcionário público estadual e um dos fundadores da Associação Baiana de Imprensa (ABI).

“Mesmo sem ter concluído o curso primário, ele foi o primeiro na luta a favor da educação na Bahia fundando a Liga Baiana Contra o Analfabetismo. De tanta importância, até hoje seu túmulo é o mais visitado no cemitério Quinta dos Lázaros. Além disso, o major Cosme de Farias saiu de Paripe, onde nasceu, para dar seu nome a uma rua de barro, em Brotas, antes chamada de “Quinta das Beatas”, explicou Consuelo.

Na opinião do vice-presidente do IGHB, Eduardo Jorge Mendes, Cosme de Farias era uma pessoa que acreditava nos seus próprios ideais. “Nas celebrações do 2 de Julho, era um dos participantes mais ativos, tinha orgulho da nossa terra. É uma figura admirável que merece nosso respeito. Foi o último rábula da Bahia. Morreu pobre, mas deixou um legado de sabedoria para muitos baianos.”, disse. Fonte: Tribuna

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA