Lavrador colhe mandioca gigante e raiz vira atração no interior da Bahia
28 de Abril de 2013 - PiatãEle conta que moradores agora visitam casa para tirar foto com alimento. Colheita ocorreu neste sábado. 'Acajutiba é muito rica, graças a Deus', diz.

É a segunda vez em seus 71 anos que o aposentado e lavrador Manoel Teodoro de Santana Filho, conhecido como Neném de Benta, colhe uma raiz de mandioca gigante, como aconteceu na manhã deste sábado (27). Por volta das 9h, ele retirou da terra do quintal de sua casa, na cidade de Acajutiba, a quase 200 km de Salvador, cerca de 2,54 cm da raiz.
"Na primeira vez, eu era 'filho de família' quando assisti meu pai colher um pé de mandioca, que era até maior que essa, só que mais delgada, fina. Essa chamou muito a atenção porque é muito grossa e tem duas mandiocas em uma", relatou, em conversa com o G1.
A raiz foi posta na porta de casa para a visita dos moradores da pequena cidade de pouco mais de 14 mil habitantes, segundo o IBEGE. "Coloquei na frente de casa, o povo chega e tira retrato", conta. Ele comenta que a terra nem havia sido adubada e atribui o feito ao que restou de uma obra feita pelo vizinho. "Os torrões da casa velha que demoliu serviu de adubo", disse.
Com a mandioca, os planos agora são fazer muitos bolos de puba, que é a massa extraída da raiz. Para isso, é preciso que ela apodreca, como ele mesmo descreve. "Bota no vaso d´água e em três, quatro dias está podre. Aí a pessoa lava, purifica e faz o bolo, muito apreciado". Quem vai preparar a receita é a própria esposa que, segundo ele, é uma boleira conhecida da cidade.
"Em pleno tempo ruim [de seca], fizemos essa colheita importantíssima. Acajutiba é muito rica. Graças a Deus, gosto muito de morar aqui, é o lugar que nasci", diz Manoel Filho. Ele tem três filhos, uma professora, residente da cidade, e duas outras, que moram no Rio de Janeiro e na Alemanha.
Fonte: G1
Comentários
Outras Notícias
Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta
30 de Maio de 2026Petista lembra e agradece ao secretário Bruno Monteiro por destravar a pauta.
Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV; "Milicianos são caridosos?"
30 de Maio de 2026Pré candidato enfatiza sobre polêmica sobre a definição do PCC e CV como grupos terroristas por parte do governo norte-americano.
Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026
29 de Maio de 2026Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei
Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador
29 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia
29 de Maio de 2026Foto: Reprodução / Agersa
Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026
29 de Maio de 2026Foto: Jefferson Peixoto / PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023