Cultura

Assembleia aprova projeto para criação da Fundação Frans Kracjberg

21 de Fevereiro de 2013 - Piatã

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na noite da terça-feira (19), em Salvador, um projeto que prevê a criação de uma “fundação museu”, que irá preservar o acervo artístico do ambientalista polonês Frans Kracjberg. A instituição será construída no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde ele reside e mantém um sítio, com mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes.

Em 2009 o artista doou suas obras ao Governo da Bahia, que desde então tenta organizar uma forma de cuidar do patrimônio artístico.

Em maio de 2011 a casa de Krajcberg foi assaltada. A polícia disse no período, que os criminosos chegaram a apontar uma arma de fogo contra o artista. A polícia disse também, que nenhuma obra foi levada ou violada, sendo roubados os objetos materiais, como televisor, aparelho DVD portátil, receptor de antena parabólica e aparelho de telefonia móvel. Tudo foi recuperado e três pessoas foram presas.

O artista

Nascido na Polônia, o artista plástico chegou ao Brasil na década de 40, quando em 1970, escolheu a Bahia para morar. Engajado com a temática da natureza, ao longo da carreira ele procurou denunciar as ações de agressões ambientais.

Através de suas obras ele já chegou a denunciar queimadas, exploração de minérios, desmatamento da Amazônia, assim como defendeu a desova de tartarugas marinhas. Fonte: G1 Bahia

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool]
Fofoca

Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool

08 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia]
Brasil

Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia

08 de Setembro de 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada]
Saúde

Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada

08 de Setembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Lula e ministros acompanham desfile; público entoa
Política

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa "sem anistia"

07 de Setembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio]
Educação

Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio

07 de Setembro de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança]
Brasil

Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança

06 de Setembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil