Cultura

Concerto é marcado por mistura de gêneros musicais

26 de Agosto de 2011 - Piatã

A Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari faz parte do programa de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria da Educação) do Município.

O terceiro concerto da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari repetiu o sucesso das apresentações anteriores. O espetáculo, segundo aberto ao público, lotou o Teatro da Cidade do Saber, nesta quinta-feira (25). A apresentação foi abrilhantada pelas apresentações dos convidados Netinho, ex-vocalista da Banda Beijo, e Saulo Fernandes, líder da Banda Eva.

Como nas duas apresentações anteriores, o concerto foi dividido em dois momentos. No primeiro, sob regência do maestro Ubiratan Marques, os 47 músicos executaram peças clássicas. O destaque ficou por conta da composição Malha de Sapo, de autoria do próprio maestro. A música é marcada por instrumentos típicos dos ritmos nordestinos, como zabumba e de triângulo.

Foto: Wendell Wagner.3º concerto da orquestra sinfonica popular

O irreverente violinista da orquestra, o cubano, Raul Bermuldez, roubou a cena do espetáculo ao convidar uma espectadora para subir ao palco e arriscar alguns passos de dança. Em vários momentos, o músico interagiu com a platéia.

No segundo momento do concerto, as performances de Netinho e Saulo Fernandes emocionaram o público com interpretações de canções de consagrados compositores brasileiros, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Djavan.

Ao término da interpretação de As Vitrines, Netinho falou sobre a experiência de se apresentar acompanhado por uma orquestra sinfônica. “Esta é a uma oportunidade inédita em minha carreira e estou tremendo dos pés a cabeça”, brincou o cantor. “O projeto da Prefeitura é fantástico, espero que sirva de estímulo para outras cidades”, completou.

Foto: Wendell Wagner.3º concerto da orquestra sinfonica popular

Com lágrimas nos olhos e voz embargada, Saulo Fernandes, acompanhado dos músicos da Banda Eva, Léo Pinheiro, e Rudson Daniel, declarou que a ocasião é de uma riqueza musical “indescritível”. “Este é o momento musical mais lindo que vivi”, finalizou.

O entusiasmo do público atesta que a mistura da poesia da música popular e do requinte da erudita tem dado certo. “Esta é a primeira vez que venho e achei muito interessante. Espero voltar mais vezes”, afirmou o morador do Novo Horizonte, Agenor Correia, que assistiu ao espetáculo acompanhado da esposa Viviane Moraes e da sobrinha de 11 anos, Diangela da Silva.

Foto:Wendell Wagner.3ª apresentação da orquestra sinfonica

A apresentação encantou as amigas Jussara Ferreira, Ana Marli, Cleozonete Lima, Helena Angélica e Margareth Ferreira. “A Prefeitura está de parabéns, esta iniciativa aproxima o povo da música clássica, que, infelizmente, é pouco executada em nossas rádios”, salientou Cleozonete, que assistiu ao segundo concerto.

Na platéia, aproximadamente 60 idosos do grupo Envelhecimento Ativo, do município de Dias D’Ávila, também assistiu a apresentação.

A Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari faz parte do programa de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria da Educação) do Município.

Prestigiaram o espetáculo o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos e os sub-secretários da Educação e de Governo, Graça Guimarães e Ivanildo Antônio, respectivamente.

Comentários

Outras Notícias

[STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes]
Justiça

STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26]
Fofoca

Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília]
Educação

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

[Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho]
Esportes

Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Mauricia da Matta/Bahia Notícias

[Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio]
Justiça

Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / TV Record

[Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador]
Bahia

Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação