Cultura

Festa tradicional em Santo Amaro começa nesta quarta-feira (13)

13 de Maio de 2015 - Piatã

A tradicional 'Festa Bembé do Mercado', que celebra a abolição da escravatura com a memória da luta e resistência do povo negro, acontece desta quarta-feira até domingo (13 a 17), no município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Patrimônio Imaterial da Bahia, o evento tem apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Cultura (Secult), que garantiu a estrutura necessária para as atividades.

Já estão confirmadas as presenças já confirmadas estão o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e os titulares da Secult e Sepromi, Jorge Portugal e Vera Lúcia Barbosa, respectivamente, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais, além de personalidades artísticas. A abertura está marcada para as 5h de quarta (13), com alvorada e preceitos no Barracão, na Praça do Mercado Municipal.

‘África Mãe Ancestral’

Às 15h, ocorre o seminário ‘África Mãe Ancestral’, seguido de apresentações culturais e posse do Conselho Gestor do Bembé, formado por representantes de povos de terreiros, do poder público e de universidades, e do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira.

Durante o dia, serão lançados a nova edição do livro 'Festa do Bembé', com mais de 170 imagens (entre fotografias, mapas e infográficos), e um videodocumentário reuindo depoimentos de participantes e organizadores da festa, ambos produzidos pelo Ipac. Às 21h tem início o 'Xirê', palavra em yorubá, que significa roda ou dança, utilizada para reverenciar e festejar os orixás.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta]
Cultura

Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta

30 de Maio de 2026

Petista lembra e agradece ao secretário Bruno Monteiro por destravar a pauta.

[Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV;
Política

Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV; "Milicianos são caridosos?"

30 de Maio de 2026

Pré candidato enfatiza sobre polêmica sobre a definição do PCC e CV como grupos terroristas por parte do governo norte-americano.

[Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026 ]
Bahia

Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026

29 de Maio de 2026

Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei

[Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador]
Bahia

Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador

29 de Maio de 2026

Foto: Divulgação

[Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia]
Bahia

Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia

29 de Maio de 2026

Foto: Reprodução / Agersa

[Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026]
Saúde

Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026

29 de Maio de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / PMS