Árvore causa pânico aos moradores do Engenho velho da Federação
27 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Um dos líderes comunitários já acionou a SEMAN
Por Evilasio Sacramento
Uma árvore, popularmente conhecida como “mangueira”, vem causando pânico à quem transita na Ladeira Manoel Bogum, no Engenho Velho da Federação. Sua raiz fica dentro de um dos terreiros mais famosos de Salvador, o ‘Bogum’. Segundo Edmilson Sales, um dos líderes comunitários do bairro, a árvore tem em média de 15 anos e precisa ser removida porque está cheia de cupim. Sua altura é equivalente a um prédio de cinco andares. Quando chove, o medo é ainda maior.
“A árvore vem colocando em risco, não só o terreiro que está para ser tombado pelo iPhan, como a comunidade. Ela vem apresentando cupins, galhos secos e quando chove, ficamos com medo”, disse.
O candomblé é uma religião que cultua a natureza, mas para preservar a vida dos adeptos da religião e da comunidade, o terreiro deseja que a árvore seja retirada e informa que vai implantar outra no local, que cresça menos e não cause riscos a comunidade.
“Como nós do candomblé respeitamos e cultuamos a natureza, antes de cortar, iremos fazer todo processo se for necessário, para que não haja conflito e no lugar dela, implantaremos outra árvore que seja menos perigoso e que tenha o mesmo objetivo”, reiterou Edmilson ao lembrar que recentemente uma árvore caiu no Terreiro Alaketu e acabou levando uma pessoa à óbito.
O líder informou que acionou a SEMAN (Secretaria de Manutenção) por via de ofício e procurou o auxílio do vereador Suíca (PT) que atua na comunidade.
Comentários
Outras Notícias
Dados do TSE apontam predominância de homens brancos e com nível superior nas eleições de 2026
21 de Agosto de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Codesal inspeciona trajeto da Maratona Salvador para identificar possíveis riscos
21 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Codesal
Jovem amazona baiana é convocada para representar o Brasil no Sul-Americano de Hipismo
21 de Agosto de 2026Foto: Acervo pessoal
Prefeitura aciona José Loreto na Justiça por débitos de IPTU em Saquarema
21 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023