Jovem sofre transfobia ao perguntar por banheiro em restaurante de Santos: “Você não pode, é homem”
25 de Janeiro de 2022 - Revista Fórum![Jovem sofre transfobia ao perguntar por banheiro em restaurante de Santos: “Você não pode, é homem” [Jovem sofre transfobia ao perguntar por banheiro em restaurante de Santos: “Você não pode, é homem”]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/233589/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Julie Correia Araujo, de 28 anos, denunciou uma lanchonete de Santos, no litoral de São Paulo, após sofrer transfobia ao perguntar sobre o banheiro feminino do local
Em entrevista à Revista Fórum, a jovem contou que tanto o funcionário quanto o gerente do local afirmaram que ela não poderia usar o sanitário por “ser homem”.
Julie estava na praia com os primos e alguns amigos e o grupo decidiu ir ao restaurante Surf Dog Lanchonete, na Av. Conselheiro Nébias, para almoçar. Assim que terminaram de comer e estavam pagando a conta, a jovem quis ir ao banheiro.
“Fui em direção a um funcionário que estava na copa que era na frente do banheiro feminino. Olhei para o moço e perguntei onde era o banheiro feminino e ele respondeu: ‘Você não pode usar porque você é homem'”, relata.
Irritada, a cabeleireira e nutricionista xingou-o de “babaca” e “ridículo” e pediu para falar com o gerente, que reiterou a declaração preconceituosa do funcionário. “Perguntei: ‘Que história é essa que eu não posso usar o banheiro feminino?’ E aí ele falou: ‘Porque você é homem, é proibido você usar o banheiro feminino’. Xinguei ele também de idiota e falei: ‘Você que define o que eu sou ou deixo de ser?'”, desabafa.
Uma cliente que estava no restaurante se solidarizou e apoiou que Julie usasse o banheiro. No fim, ela abordou um terceiro funcionário, que indicou onde era o sanitário e, finalmente, a nutricionista conseguiu utilizá-lo.
Transfobia é crime
A jovem abriu um Boletim de Ocorrência no 7º Distrito Policial de Santos por injúria. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 3, permitir a criminalização da homofobia e da transfobia. Os ministros consideraram que atos preconceituosos contra pessoas LGBTQIAP+ devem ser enquadrados no crime de racismo.
À Fórum, Julie contou que a repercussão foi enorme e que recebeu muito apoio pelas redes sociais, onde denunciou o caso. O restaurante, no entanto, não entrou em contato com ela.
“Nada do que eu fiz foi esperando que tomasse tamanha proporção, mas várias pessoas se interessaram e quiseram abordar o tema. Tenho recebido bastante solidariedade, muitas mensagens positivas de força e apoio para levar o caso para a frente”, diz.
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Google
Comentários
Outras Notícias
![Marcos Mion diz que saída da Record foi “um golpe” e relembra fase difícil [Marcos Mion diz que saída da Record foi “um golpe” e relembra fase difícil]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238056/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Marcos Mion diz que saída da Record foi “um golpe” e relembra fase difícil
02 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Globo
![Conselho de Medicina lançará robô de IA para identificar falsos especialistas nas redes sociais [Conselho de Medicina lançará robô de IA para identificar falsos especialistas nas redes sociais]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238055/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Conselho de Medicina lançará robô de IA para identificar falsos especialistas nas redes sociais
02 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![Brasil registra mais de 50 mil fraturas de quadril por ano no SUS; casos podem quadruplicar até 2050 [Brasil registra mais de 50 mil fraturas de quadril por ano no SUS; casos podem quadruplicar até 2050]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238054/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil registra mais de 50 mil fraturas de quadril por ano no SUS; casos podem quadruplicar até 2050
02 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![Anvisa veta manipulação de versões de Ozempic, Mounjaro e Wegovy no país [Anvisa veta manipulação de versões de Ozempic, Mounjaro e Wegovy no país]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238053/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta manipulação de versões de Ozempic, Mounjaro e Wegovy no país
02 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Anvisa
![Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows [Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238052/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows
01 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia [Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238051/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia
01 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023