Trabalhadores da Uneb denunciam calotes de empresas e cobram solução da reitoria durante evento em Salvador
13 de Julho de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
Evento de lançamento do Selo Lilás em Salvador
FOTO: Feijão Almeida-GOVBA
Com a frase 'Pode isso, Uneb', os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) denunciaram calotes de empresas contratadas pela reitoria da unidade de ensino. Nesta quinta-feira (13), a denúncia chegou até a direção do SindilimpBA, que pediu explicação urgente para o impasse. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, a situação envolve atrasos salariais e negligência. Ela diz que durante agenda do lançamento do Selo Lilás com políticas públicas voltadas para as mulheres, em Salvador, as trabalhadoras não foram citadas por nenhuma autoridade presente.
“São essas mulheres em situação de vulnerabilidade que estão com seus salários corriqueiramente atrasados pelas empresas caloteiras. Consideremos uma denúncia grave pelo simples fato de serem salários. É óbvio que os trabalhadores e trabalhadoras sentem um impacto enorme. Suas contas ficam atrasadas, passam a dever e a pedir empréstimos. Então é uma situação muito delicada. Precisamos olhar mais para os profissionais, independente da área de trabalho. E esse caso não poderia ser debatido em melhor momento, na presença da ministra e do governador, que tenho certeza que ambos não sabem o que está acontecendo”, sintetiza Ana Angélica.
Nesta quinta (13), o campus da Uneb, em Salvador, recebeu o governador Jerônimo Rodrigues e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para o lançamento do Selo Lilás, no auditório do Cabula. Um grupo de trabalhadores e trabalhadoras organizaram uma ação a fim de expor a situação para a classe acadêmica, autoridades e sociedade. As profissionais acharam “hipocrisia” lançar um ‘selo’ que incentiva empresas baianas a adotar políticas efetivas de igualdade de gênero e atuarem na defesa das mulheres na Uneb, justamente onde os salários estão atrasados. “Nós que sofremos cotidianamente tendo que vir trabalhar sem nosso salário no bolso”, completa o grupo de trabalhadoras terceirizadas.
Comentários
Outras Notícias
Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes
29 de Abril de 2026Foto: Reprodução
Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento
29 de Abril de 2026Foto: Orlando K Junior / Divulgação
MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê
29 de Abril de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho
29 de Abril de 2026Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado
Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”
28 de Abril de 2026Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que
Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio
28 de Abril de 2026Foto: Divulgação Gov BA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023