Economia

SindilimpBA intensifica ações em defesa de direitos trabalhistas durante pandemia da Covid-19

20 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
[SindilimpBA intensifica ações em defesa de direitos trabalhistas durante pandemia da Covid-19]

A crise sanitária e a flexibilização dos direitos trabalhistas no país modificaram o cenário de atuação do SindilimpBA, que passou a intensificar as ações para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras neste cenário de pandemia da covid-19.

Esta semana, a direção do sindicato – que atua na proteção dos terceirizados de limpeza pública, hospitalar e asseio e conservação – destacou as principais intervenções jurídicas e mediações entre patrões e trabalhadores. A direção explica que a sede do sindicato permanece fechada. “Como atendemos muitas pessoas, também temos cuidado com os nossos, só abriremos para o público quando o prefeito liberar, e seguindo as orientações da OMS”, frisa a coordenadora-geral Ana Angélica Rabello. Ela aponta que, mesmo remotamente, o sindicato acompanha as demandas, como é feito cotidianamente com a limpeza urbana. 

Conforme a coordenadora, os acordos coletivos de trabalho é um dos meios para regulamentar a aplicação das novas normas trabalhistas. “As medidas que tomamos refletem a atuação do sindicato, que está atento às necessidades das categorias. São esses trabalhadores que fazem do SindilimpBA uma entidade importante para os profissionais e para o processo democrático do país. É o sindicato que mantém atuação fundamental na mediação entre patrões e trabalhadores, principalmente nesse período que vivemos. Como exemplo, foi celebrado aditivo ao acordo coletivo com as empresas de Limpeza Urbana da Bahia, representadas pelo Sempres-BA, sindicato patronal, além de novos acordos coletivos com outras empresas prestadoras de serviços de asseio, conservação, limpeza e serviços em geral”, salienta Ana. 

Ana cita o acordo coletivo com a Sabor e Serviços e Casa de Farinha, tendo dentre seus contratantes a prefeitura de Salvador, e com a Lemos Passos, que tem como contratantes as prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas e a Randstad Brasil, que é contratada pela empresa ‘O Boticário’. A coordenadora-geral do SindilimpBa ainda aponta os acordos com a Gri Koleta, que entre os contratantes tem a Ford, e a Araújo Abreu Engenharia, Sodexo Facilities, entre outras empresas. “Também temos fiscalizado as demissões ocorridas em razão dos reflexos da pandemia. Firmamos acordos extrajudiciais com diversas empresas, como o Grupo Map, que engloba trabalhadores lotados nos shoppings centers de Salvador”. Também houve acordos extrajudiciais com a Serma Empreendimentos e Serviços, que é responsável pela contratação dos terceirizados junto à empresa Dacarto. 

“Conseguimos direitos e garantias não regulados na CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] e nos demais instrumentos normativos, como manutenção de assistência médica privada, por um período de quatro meses e a garantia de recontratação do trabalhador no prazo de um ano após a data de demissão”, esclarece Ana. Ela completa dizendo que o sindicato também garantiu direitos dos ex-empregados da Orbraserv, que atuam na Embasa. “A entidade, via departamento jurídico, teve acesso exclusivo ao prédio fechado da Justiça do Trabalho - após autorização da presidente do TRT, para ir à agência da Caixa para pagar indenizações conquistadas em mais uma ação coletiva vitoriosa”.

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação