Economia

Suíca detona minirreforma trabalhista e diz que “trabalhadores serão afetados novamente”

04 de Agosto de 2021 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Suíca detona minirreforma trabalhista e diz que “trabalhadores serão afetados novamente”]

Pautada para ser apreciada esta semana na Câmara Federal, a Medida Provisória (MP) 1045/21, que institui uma minirreforma trabalhista, é classificada pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), como mais um ataque aos direitos dos trabalhadores brasileiros

Representante dos profissionais de limpeza urbana e de asseio e conservação na Bahia, Suíca critica, por exemplo, a suspensão de contratos e redução da jornada durante a pandemia, ponto inicial da medida provisória original, a redução no pagamento de horas extras, Fundo de Garantia (FGTS) menor para quem for demitido e a fiscalização trabalhista.

“É evidente que todos esses pontos, tidos como principais da medida provisória vão de encontro com o que diz a Constituição. As propostas que não estão no texto original não devem ser votadas e, mesmo assim, a questão da suspensão de contratos e redução da jornada durante a pandemia devem ser exaustivamente debatidas, inclusive com os sindicatos. Chega de retrocessos, o país não aguenta mais esses cortes de direitos sempre para cima dos trabalhadores. Vamos taxar os ricos e colocar eles para dividir essa conta”, descreve o parlamentar soteropolitano.

O texto que deve ser apreciado pela Câmara Federal possui o foco em um benefício emergencial para trabalhadores por causa da pandemia. No entanto, o parecer do relator, deputado Christiano Aureo (PP-RJ), inclui vários outros temas como mudança na Consolidação das Leis do Trabalho (CDL) e definição de quem pode contar com gratuidade no acesso à Justiça. “Todo esse arcabouço criado pelo relator com programas de benefícios é ridículo e mais um meio de retirar direitos dos trabalhadores. Vamos acompanhar e dialogar com todos contra essa MP”, completa o edil petista. 
 

Comentários

Outras Notícias

[Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]
Saúde

Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino

21 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Ogura / Secom

[Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares]
Bahia

Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares

21 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda]
Mundo

Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda

21 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Instagram

[Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica]
Bahia

Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica

21 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]
Bahia

Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador

20 de Agosto de 2025

O ex-vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), lamentou a morte do companheiro Everaldo Anunciação, nesta quarta-feira (20), vítima de câncer. Anunciação era ex-presidente estadual do PT e atual vice-presidente nacional da legenda.

[Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]
Bahia

Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador

20 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Instagram