De autoria da bancada petista, Auxílio Gás Social beneficiará mais de 70 milhões de brasileiros
06 de Outubro de 2021 - Muita Informação
Matéria aprovada na Câmara dos Deputados, na semana passada, o Auxílio Gás Social vai beneficiar mais de 70 milhões de pessoas de baixa renda de todo o Brasil, garantindo desconto de 50% no valor do gás de cozinha
O Auxílio vai contemplar a população mais pobre durante a grave crise econômica e social que o Brasil enfrenta. A alta do dólar e o aumento do preço do petróleo, por exemplo, tiveram impacto direto no preço do botijão de gás, que começou a pesar no bolso da população, sobretudo a mais carente.
O projeto foi proposto pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), e contou com a coautoria de toda bancada do partido na Câmara, incluindo os parlamentares baianos Afonso Florence, Jorge Solla, Joseildo Ramos, Valmir Assunção, Waldenor Pereira e Zé Neto.
A expectativa, agora, é que a matéria seja aprovada no Senado e sancionada pelo Governo Federal. Passando pelas duas etapas, o projeto contemplará as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que tenham entre seus integrantes pessoas que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O subsídio será concedido na forma de um crédito pecuniário, por meio de cartão eletrônico ou meio equivalente. O valor do crédito será atualizado anualmente pela inflação. "O preço abusivo do gás é hoje o que ajuda a sustentar os lucros recordes que os acionistas minoritários da Petrobras estão embolsando a cada trimestre", criticou Jorge Solla.
Para o deputado, a política de preços do gás não precisaria estar atrelada ao dólar e ao preço internacional do petróleo, considerando que todo processo de produção de gás é 100% nacional, em real. "Com o auxílio, o preço do gás para a família de baixa renda cai pela metade, voltando a patamares ainda superiores, mas próximos aos praticados nos governos do PT", salientou.
"Boa parte do nosso povo está recorrendo aos piores métodos para poder cozinhar. Estamos assistindo as pessoas morrendo queimadas, resultado desse governo que só traz infelicidade", afirmou por sua vez o deputado Joseildo Ramos.
Já Valmir Assunção criticou a política econômica do governo Bolsonaro, que favorece os mais ricos e prejudica os mais pobres. "Não é à toa que os preços dos alimentos subiram absurdamente, tal como a energia e o gás", disse o parlamentar.
Foto: Divulgação / Nacional Gás
Comentários
Outras Notícias
Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU
06 de Dezembro de 2025Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco
05 de Dezembro de 2025Foto: Globo / Renato Pizzutto
Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data
05 de Dezembro de 2025Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação
Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram
05 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023