Economia

Cooperativa de sandálias customizadas em Nova Constituinte estimula o empreendedorismo e economia local

25 de Abril de 2022 - Redação Pernambués agora
[Cooperativa de sandálias customizadas em Nova Constituinte estimula o empreendedorismo e economia local]

A iniciativa se deu por meio do ‘Projeto Técnico’ de capacitação de profissionais em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Associação de Moradores Quilombo de Nova Constituinte

“A produção de sandálias tem ajudado a gente mudar nossas vidas, a nos dar oportunidade. Hoje sabemos que somos capazes de aprender coisas novas”, aponta Isabela, de 25 anos, que atualmente é conselheira fiscal da cooperativa de sandálias customizadas no bairro de Nova Constituinte, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Driblar as dificuldades e buscar alternativas para transformá-las em oportunidade são visões do grupo de cooperados que tem em sua composição mulheres e homens de diferentes idades, mas com um mesmo propósito, empreender. A unidade produtiva conta com os equipamentos necessários e a matéria prima para o desenvolvimento do produto.

Durante a qualificação os beneficiários aprenderam a produção de sandálias, qualidade, customização, empreendedorismo e cooperativismo em uma carga horária de 120h, com direito a certificado. Adriana, 38 anos é conselheira fiscal e revela que a cooperativa mudou a sua vida. “A cooperativa na minha vida mudou tudo, mudou meu jeito de ser e me deu oportunidade de conhecer coisas novas e espero que cresça mais e mais”. 

Para Josenir, 56 anos, o aprendizado contribuiu e lhe deu uma nova oportunidade de recomeçar. “Aprendi e pretendo vender para contribuir com a renda. Nunca é tarde para aprender”, frisa Josenir. A cooperativa conta com 18 pessoas no total, sendo três homens. O presidente Marcelo Eloy, 40 anos, ressalta a importância da cooperativa na geração de emprego e renda para a comunidade. “Nossa unidade produtiva de sandálias tem o intuito de impulsionar a economia local com os seus cooperados, onde eles irão usar sua mão de obra para confecção das sandálias e assim obter seus lucros, gerando emprego e renda e rodar a economia dentro da nossa comunidade”, afirma Marcelo. Os interessados podem conferir o trabalho dos cooperados de Nova Constituinte no Instagram @sandalias.quilombo.


Sobre cooperativismo
O cooperativismo é uma alternativa alcançada por grupo de pessoas no intuito de se organizar e empreender em uma atividade econômica para ter seu sustento. É um tipo de organização bastante antiga e que nasceu da iniciativa da própria classe trabalhadora para obter autonomia para sua sobrevivência, unida por um princípio básico: a cooperação. Tem um arranjo econômico distinto de outras instituições, constituindo-se com base em princípios e mecanismos próprios de organização, atuação e representação.


Foto: Pernambués Agora

Comentários

Outras Notícias

[Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes]
Fofoca

Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes

29 de Abril de 2026

Foto: Reprodução

[Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento]
Brasil

Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento

29 de Abril de 2026

Foto: Orlando K Junior / Divulgação

[MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê]
Fofoca

MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê

29 de Abril de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho]
Cultura

“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho

29 de Abril de 2026

Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

[Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”]
Bahia

Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”

28 de Abril de 2026

Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que

[Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio]
Educação

Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio

28 de Abril de 2026

Foto: Divulgação Gov BA