Irregularidades da cooperativa ‘Conservar’ são denunciadas pelo SindilimpBA no Recôncavo
16 de Novembro de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
Trabalhadores da cooperativa Conservar trabalham sem EPIs em Nazaré das Farinhas - FOTO Divulgação
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Limpeza Urbana (SindilimpBA) voltou a apontar para irregularidades envolvendo cooperativas de trabalhadores no município de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Nesta quinta-feira (16), o sindicato denuncia a ‘Conservar’ após ouvir dos trabalhadores que a cooperativa não cumpre com seus colaboradores em exercício as leis trabalhistas, principalmente no que diz respeito a garantias básicas de direitos como a relação contratualização e distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
“Estivemos no município na última terça-feira [14] e acompanhamos as reivindicações trabalhistas contra a cooperativa Conversar. Na visita do SindilimpBA, foram ouvidos os trabalhadores e constatado que a cooperativa não cumpre seu papel. Não garante nem o básico das leis trabalhistas. O sindicato fará um acompanhamento sistemático sobre tais condições de trabalho até que a empresa regularize a situação, garantindo as pautas legais do trabalhador. É um absurdo que questões mínimas não sejam cumpridas, colocando em risco os direitos e a vida dos trabalhadores”, declara a coordenadora-geral SindilimpBA, Ana Angélica Rabello.

Procurado, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), representante da categoria na Bahia, comentou sobre a situação e voltou a questionar contratações via cooperativas. “Junto com o SindilimpBA vamos acompanhar mais este caso dada a extensão de colaboradores que tem na cidade. A direção nunca deixou de acompanhar a luta da categoria. Vamos rever as irregularidades e insistir que EPI é questão de seguridade de vida do colaborador e de uma empresa que atenda a critérios de prestação de serviço público. Isso é o mínimo, sem EPI o descaso é evidente!”, analisa Suíca.
..jpg)
Comentários
Outras Notícias
Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes
29 de Abril de 2026Foto: Reprodução
Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento
29 de Abril de 2026Foto: Orlando K Junior / Divulgação
MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê
29 de Abril de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho
29 de Abril de 2026Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado
Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”
28 de Abril de 2026Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que
Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio
28 de Abril de 2026Foto: Divulgação Gov BA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023