Economia

Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia

29 de Outubro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia]

Foto: Ilustrativa / FreePik

Um novo projeto pode mudar a forma de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Bahia. Batizado de “CNH + Acessível”, o programa propõe reduzir os custos e o tempo necessários para a formação de condutores. A iniciativa surge em meio ao debate nacional sobre o fim da obrigatoriedade das autoescolas, que divide opiniões em todo o país.
A proposta, apresentada pelo Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto) em reunião com o Governo Federal e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em Brasília, prevê descontos de até 67% na categoria A (motos) e 65% na categoria B (carros).
Segundo o presidente do Sindauto-BA, Wellington Oliveira, o objetivo é democratizar o acesso à CNH sem comprometer a qualidade do ensino, preservando ainda cerca de 300 mil empregos no setor.
Apesar dos benefícios apontados, o projeto enfrentou resistência. Donos e funcionários de autoescolas baianas realizaram, na quinta-feira (23), um protesto entre o Parque de Exposições e o Centro Administrativo da Bahia (CAB), contra a flexibilização das regras.

Comentários

Outras Notícias