Educação

MEC não tem plano de contingência para o Enem contra coronavírus, diz presidente substituto do Inep

13 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
[MEC não tem plano de contingência para o Enem contra coronavírus, diz presidente substituto do Inep]

As inscrições para a prova começaram na última segunda (11).

Não há plano de contingência para realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), caso a pandemia do novo coronavírus se prolongue até novembro, segundo disse à Folha de S. Paulo Camilo Mussi, presidente substituto do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela produção da prova. As inscrições para a prova começaram na última segunda (11).

De acordo com Mussi, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep têm dialogado com o Ministério da Saúde para que decisões sejam tomadas. O presidente do instituto afirma que não há qualquer possibilidade de o Enem 2020 ser cancelado e que o adiamento seria prejudicial para o acesso de estudantes à universidade, mas confirma que em até um mês haverá nova reunião com o ministério para reavaliar a situação.

Um funcionário da área técnica do Inep disse à Folha, em condição de anonimato, que é praxe do instituto criar planos de contingência para eventuais crises, mas que não houve um planejamento específico relacionado à pandemia do novo coronavírus.

Segundo este funcionário, já há atrasos na preparação do órgão para o exame. O edital para contratação da gráfica foi suspenso em abril após uma série de questionamentos realizados por uma gráfica interessada em concorrer. Para ele, se até junho o contrato com a gráfica não estiver sido assinado o risco do Enem atrasar aumenta. Isso porque um dos serviços prestados pela gráfica é a diagramação da prova em um local seguro e isolado —serviço que precisa ser realizado presencialmente.

O funcionário afirma que as equipes responsáveis pela prova estão enfrentando diversos problemas operacionais e que se não conseguirem superá-los pode não haver Enem em 2020.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, já expressou mais de uma vez sua oposição ao adiamento do exame. No começo do mês, em reunião com senadores, o ministro chegou a dizer que o Enem não serve para corrigir injustiças. A reunião foi convocada pelo presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP).

Para Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, ex-diretora de educação do Banco Mundial e colunista da Folha, o ministério errou ao não coordenar a resposta educacional à Covid-19 no país e ignora a importância do Enem para a educação brasileira.

"O ministro deveria aparecer para dizer o que está sendo feito para garantir a educação em casa. Não dá para deixar esses jovens tantos dias sem o direito de aprendizagem enquanto as escolas particulares estão mandando tarefas e atividades para casa, com aulas e orientação", disse.

Costin aponta que os instrumentos educacionais deveriam dispor de uma combinação de excelência com equidade, considerando as diferenças socioeconômicas dos estudantes.

"Deve-se, sim, ter altas expectativas de aprendizagem, mas ao mesmo tempo não esquecer que a educação é um dos poucos elementos de nivelamento de origem socioeconômica. Quando os jovens voltam para suas casas e ficam sem recursos, livros, acesso confiável de internet ou melhores condições de estudar mesmo com esforço dos estados e municípios, nós estamos dizendo que temos jovens que, por sua origem de classe, valem menos do que outros."

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil]
Bahia

Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil

23 de Abril de 2024

Membros do terreiro mais antigo do Brasil denunciam medo de obra desabar — Foto: Casa Branca - Ilê Axé Iá Nassô Oc

[Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população]
Saúde

Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população

23 de Abril de 2024

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil / Foto Divulgação

[Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito]
Economia

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

23 de Abril de 2024

Medidas também preveem ajuda a micro e pequenas empresas / Foto Tânia Rego

[Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo]
Brasil

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

23 de Abril de 2024

Mais da metade das crianças no Brasil estão em famílias de baixa renda / Foto Arquivo

[Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde]
Saúde

Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde

23 de Abril de 2024

Espaço cultural ganha o nome da enfermeira e sambista Ivone Lara / Foto José Cruz

[Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados]
Bahia

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados

22 de Abril de 2024

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês na capital baiana — Foto: Reprodução/TV Bahia