Vereador Suíca comemora adiamento do Enem 2020
20 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
“Essa ferramenta possibilita que os negros e pobres façam um curso superior”, disse
Após diversos protestos virtuais de entidades estudantis e parlamentares, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), decidem adiar o Exame Nacional do Ensino Médio.
O Enem será adiado "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais". A decisão foi tomada em acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), que publicaram nota na tarde desta quarta-feira (20). Ainda não há nova data confirmada para o exame ser aplicado.
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), foi um dos parlamentares que se opôs a aplicação para este ano. O edil se manifestou nas redes sociais, no programa de Olho na Cidade transmitido na TV Baiana 6.1 HD, no qual é âncora, além de deixar claro nas mídias, seu apoio as entidades estudantis, que fizeram diversos protestos virtuais nos últimos dias. “Eu sou a favor da educação, a peculiaridade aqui é que essa ferramenta possibilita que os negros e pobres façam um curso superior. E, a partir do momento que se mantém o Enem, essa parte da população, inclusive rural, se distancia desse sonho”, frisa.
O PL teve 75 votos favoráveis e um voto contrário (Flávio Bolsonaro não surpreende ninguém). O projeto não firma um novo prazo para realização das provas, ficando dependente da evolução da situação epidemiológica. O texto segue para a Câmara.
Além do Parlamento, a Justiça também se debruça sobre o tema. Na última segunda-feira (18) a Defensoria Pública da União entrou com recurso no TRF pedindo que a decisão de manter o exame durante a pandemia do novo #coronavírus seja revista.
Suíca criticou a manutenção das provas pelo Ministério da Educação (MEC) para este ano em plena pandemia causada pelo o novo coronavírus. Para o edil, se a prova fosse aplicada ainda esse ano, poderia aumentar ainda mais a desigualdade no setor de educação e o distanciamento de quem lutar para entrar numa universidade.
“Enem é a principal forma de ingresso de milhares de estudantes brasileiros, seja por cotas, bolsas de estudo ou financiamento em unidades públicas e privadas do país”. Provocado por grupos da Bahia, o edil petista saiu em defesa e apoio ao o protesto virtual realizado na última sexta-feira (15), pela União Estadual dos Estudantes da Bahia (Uees-BA). “Mesmo com esse desgoverno onde, onde o desmonte das políticas públicas no setor de educação, onde recursos foram congelados ou cortados e onde houve fechamento de unidades escolares em comunidades do campo, dificultando o acesso à educação, estou feliz em saber e provar que o enfrentamento em defesa da educação resolve, para muitos é apenas uma prova, que todos os anos tem, para milhares ingressar na universidade, é um sonho”, declara.
No dia 15 de maio, movimentos estudantis da Bahia protestam virtualmente a favor do adiamento do Enem 2020, a hashtag #adiaenem tomou conta das redes sociais de milhares de pessoas, inclusive artistas globais, apoiando a causa.
No dia Nacional de Mobilização virtual, os estudantes defenderam o adiamento, alegando estarem sendo prejudicados com a falta de aulas, devido aos decretos estaduais e municipais no enfretamento ao combate do COVID-19. Por conta do isolamento e distanciamento social, as aulas tanto nas redes municipais e redes estaduais, foram suspensas em todo o país.
Com isso, os estudantes estão há mais de dois meses sem aulas, sem cursinho, sem poder se preparar para a prova.
Comentários
Outras Notícias
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023