Educação

MEC vai oferecer internet gratuita para estudantes de baixa renda das universidades federais

02 de Julho de 2020 - Redação Pernambués agora
[MEC vai oferecer internet gratuita para estudantes de baixa renda das universidades federais]

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (1/7), que pretende oferecer internet, de forma gratuita, para estudantes de baixa renda das universidades federais.

A medida tem como objetivo dar suporte a esses alunos, para que consigam acompanhar aulas à distância, durante o período de pandemia.

Para oferecer a internet gratuita, o MEC firmou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A expectativa é que a licitação para contratação da empresa de telefonia que fornecerá o acesso aconteça em 15 de julho. Caso o prazo seja confirmado, o acesso poderá ficar disponível em agosto. 

O benefício deve ser oferecido a estudantes de famílias com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Os contemplados terão acesso gratuito aos sites indicados pelas instituições de ensino, e poderão usar o pacote pessoal de dados para chegar até esses sites, onde o uso não será cobrado. Caso o estudante não tenha um plano de dados, o MEC avalia uma forma de disponibilizar um chip para acesso à internet.

De acordo com a pasta, a medida poderá beneficiar entre 450 mil a um milhão de alunos. A maior parte dos estudantes no perfil buscado pelo ministério está na Região Nordeste, sendo que 90% têm smartphones e outros aparelhos para acessar a internet.

Para alunos de zonas rurais ou sem sinal internet, a saída, conforme o MEC, será buscar um outro local para acompanhar as aulas que forem oferecidas à distância. O secretário-executivo da pasta, Antônio Paulo Vogel, disse, no entanto, que a expectativa é que as empresas de telefonia que participarem da licitação tragam soluções para esses casos.

Comentários

Outras Notícias

[Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]
Bahia

Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo]
Política

Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão]
Esportes

Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Osvaldo F. / Contrapé

[Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu]
Saúde

Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

[Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]
Bahia

Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]
Política

Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil