Veja o passo a passo para suspender o pagamento do seu Fies
08 de Julho de 2020 - Jornal Extra
Já é possível suspender o pagamento de até quatro parcelas do Financiamento Estudantil (Fies) contratado pelo Banco do Brasil (BB) ou pela Caixa Econômica Federal.
A medida que entrou em vigor nesta segunda-feira (dia 6) — vale para estudantes que estavam em dia com o pagamento até 20 de março, quando foi decretada a calamidade pública no país. Veja abaixo o passo a passo para solicitar a suspensão.
A adesão poderá ser feita até o dia 31 de dezembro deste ano. Vale lembrar, no entanto, que está prevista a incidência de juros contratuais sobre as parcelas suspensas, que serão contabilizados no saldo devedor do contrato do estudante. Não será cobrada, porém, multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas.
No caso de contratos em fase de utilização ou carência, a suspensão será de até duas parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor, nos termos e condições contratados. Essa medida é válida para contratos formalizados até o 2º semestre de 2017.
Já contratos em fase de amortização poderão ser suspensos por até quatro meses. Nesse caso, o período será acrescentado ao vencimento final do contrato.
Segundo o BB, a solicitação será efetivada de forma simples, sem a assinatura de um termo aditivo e sem a necessidade da presença do fiador em qualquer dependência do banco.
No entanto, são obrigatórias a ciência e a concordância do estudante para as condições de pausa e, consequentemente, para os reflexos no contrato de financiamento.
Caso o estudante não tenha acesso ao aplicativo do banco, ele pode solicitar a suspensão nas agências do BB. Para o atendimento presencial, diz o BB, deve ser observado o contingenciamento adotado pelo sistema bancário por conta da pandemia do novo coronavírus e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Caixa Econômica Federal
Acesse o site do financiamento da Caixa.
Vá em “Acessar minha conta”.
Faça o login e acesse a opção “Contrato FIES”.
Selecione “Contrato”.
Clique em “Pausar contrato” e aceite o temo de compromisso.
Aperte “Solicitar pausa”.
Comentários
Outras Notícias
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023