Jovens baianos desenvolvem fitocosmético a partir da casca da banana
22 de Fevereiro de 2022 - Ascom/Secti - Secretaria De Ciência, Tecnologia E Inovação
Os fitocosméticos são cosméticos naturais e sustentáveis. Eles são elaborados a partir de extratos, óleos ou partes de vegetais
Com objetivo de criar um produto que alinhasse os cuidados com a pele e sustentabilidade, os alunos Iarlei Santos, Samoel Silva, Ellen Cristina e Jefferson Cruz, orientados por Pachiele da Silva, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, desenvolveram uma pesquisa sobre a produção de fitocosmético a partir da casca de banana como alternativa sustentável para tratamentos estéticos.
De acordo com Iarlei Santos, a ideia de pesquisar esse tema surgiu após um bate-papo sobre a degradação ambiental e o pouco aproveitamento dos compostos orgânicos. “Conversamos sobre o impacto ambiental gerado pelo não aproveitamento de substâncias orgânicas. Logo pensamos na banana, pelo seu alto consumo e o desperdício da sua casca, uma vez que não vemos produtos que a utilizem”.
Para obter o insumo, os pesquisadores coletaram e higienizaram as cascas de banana. O material colhido passou pelo procedimento de maceração, que é o processo de colocar a matéria-prima em contato com o líquido extrator, e a substância foi extraída e tratada. “O nosso produto promove, por meio da sua ação de antioxidação, o combate aos radicais livres da pele. Esses radicais são responsáveis por produzir o envelhecimento precoce, rugas, acnes e outros problemas. Por isso, é importante neutralizá-lo”, explica Iarlei.
A pesquisa faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, e foi uma das vencedoras da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O objetivo do projeto, que está em fase de teste com as substâncias flavanoides e antioxidantes, é incentivar a reutilização de materiais orgânicos. “Nosso intuito é promover a reutilização e a sustentabilidade de uma forma que as pessoas entendam que ao nosso redor existem materiais de muito potencial e que podem ser aproveitados em todas as áreas”, afirma.
A orientadora dos estudantes, Pachiele da Silva, destaca que esse produto trará benefícios para a população. “A sociedade irá conhecer os benefícios da casca de banana, que até então é vista como lixo orgânico e apenas descartada. Além disso, o projeto propicia à comunidade um produto de qualidade e acessível. Trazendo ainda, o benefício dos antioxidantes”.
Foto: Reprodução/Facebook/Secretaria da Educação - Núcleo Territorial(NTE)
Comentários
Outras Notícias
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023