Estudante talentosa de Salvador participa da maior feira de ciência e engenharia do Mundo
04 de Maio de 2023 - Redação Pernambués agora
O projeto da Bahia foi credenciado através da Mostratec: APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs.
FOTO: Divulgação
A estudante baiana Heloisa Serra Rodrigues de Souza, de 15 anos, estará representando o Brasil e a Bahia na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, Texas (EUA), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. Ela é da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, em Salvador, e foi premiada na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina. O projeto da Bahia foi credenciado através da Mostratec: APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs.
Desde o ano de 2008, as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) vêm ganhando mais espaço e até mesmo popularidade, por meio de diversos estudos. A partir das pesquisas sobre aplicativos digitais como meio de divulgação científica e, dentre eles, uma abordagem específica sobre as PANCs, percebeu-se uma lacuna. Em vista disto, a definição do tema decorre da importância e necessidade de difundir informações acerca dessas plantas com base em alguns questionamentos, tais quais: como é possível dar amplitude à divulgação científica das PANCs utilizando recursos digitais? De que maneira um aplicativo pode contribuir para o reconhecimento de suas múltiplas formas de usos? De que forma um aplicativo sobre PANCs pode apresentar aos usuários informações técnicas, mas com uma linguagem acessível para diferentes públicos de forma gratuita?
Neste sentido, o APPANC objetiva promover a divulgação de informações sobre as PANCs, além de demonstrar diferentes formas de (re)conhecer essas plantas; e mais ainda, incentivar suas diferentes maneiras de utilização cotidiana na culinária e fitoterapia. Para a sua elaboração, foi utilizado de forma gratuita o site Fábrica de Aplicativos, o FABapp. Após a criação do aplicativo, a pesquisa em andamento encontra-se em fase de divulgação na comunidade escolar, e posteriormente estará acessível para o público em geral.
Acredita-se que o APPANC pode estreitar as relações entre as tecnologias e a divulgação científica através de uma linguagem técnica, acessível e de fácil compreensão pelos utilizadores, tornando-o estratégico no resgate pelo (re)conhecimento e valorização dessas Descrição: logo Marta Araujo AFplantas no âmbito alimentar e também fitoterápico.
Comentários
Outras Notícias
Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol
11 de Dezembro de 2025Foto: UFPR/Divulgação
Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas
11 de Dezembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Deputados da AL-BA aprovam reestruturação do Planserv com contribuição de até 6%
11 de Dezembro de 2025Foto: Bahia Notícias
TJ-BA invalida julgamento que absolveu Iuri Sheik; influenciador pode voltar ao banco dos réus
11 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Gol retoma voo diário entre Salvador e Porto Seguro a partir desta quarta
10 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim / GovBA
Palmeiras fecha Brasileirão como vice com maior pontuação da era dos pontos corridos
10 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / SEP
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023