Educação

Selecionados no Programa Universidade Para Todos já podem se matricular

05 de Junho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Selecionados no Programa Universidade Para Todos já podem se matricular]

Para fazer a matrícula, o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, de documentos como a carteira de identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência.

FOTO: Divulgação 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia, nesta segunda-feira e segue até sexta-feira (9), a matrícula para os selecionados no Universidade Para Todos (UPT). O programa é ofertado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESF, UESB e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e visa o fortalecimento da aprendizagem e a preparação dos estudantes do último ano e, também, os egressos do Ensino Médio, focado nos processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A lista dos selecionados pode ser conferida no Portal do Governo da Bahia
(https://www.bahia.ba.gov.br/universidade-para-todos-2023/).

A matrícula deve ser feita presencialmente no local e turno que o estudante optou para cursar. Para fazer a matrícula, o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, de documentos como a carteira de identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência.

Enem
A coordenadora do Universidade Para Todos, Patrícia Machado, informou que durante toda a semana também será feita uma mobilização, junto aos estudantes, para que possam fazer a inscrição para o ENEM. “Além de orientar sobre o UPT, esclarecendo os pontos que serão apresentados até o mês de dezembro, nessa pegada pedagógica de preparação para o ENEM e o vestibular, vamos aproveitar a oportunidade para explicar como funciona o processo de inscrição para o exame, cujo período será realizado, praticamente, no mesmo intervalo, entre os dias 5 e 16 de junho”, afirmou.

O Programa Universidade para Todos está oferecendo, neste ano, 18.966 vagas nos 27 Territórios de identidade, totalizando 310 polos de funcionamento em 195 municípios, em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e a UFRB. Isso representa 3.966 oportunidades a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas. Em Salvador, serão 34 polos com a oferta de 2.375 vagas.

Comentários

Outras Notícias

[Turnê de despedida de Gilberto Gil reúne mais de 1 milhão de fãs]
Brasil

Turnê de despedida de Gilberto Gil reúne mais de 1 milhão de fãs

01 de Abril de 2026

Foto: @pridiabr

[Butantan vai produzir imunoterapia contra o câncer para uso no SUS]
Saúde

Butantan vai produzir imunoterapia contra o câncer para uso no SUS

01 de Abril de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[Governo zera imposto sobre componentes de canetas emagrecedoras no país]
Saúde

Governo zera imposto sobre componentes de canetas emagrecedoras no país

01 de Abril de 2026

Foto: Alana Dias / Bahia Notícias

[Bahia registra mais de 208 mil doses aplicadas contra a gripe no Dia D]
Saúde

Bahia registra mais de 208 mil doses aplicadas contra a gripe no Dia D

01 de Abril de 2026

Foto: Leonardo Rattes

[França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028]
Esportes

França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028

31 de Março de 2026

Foto: Divulgação / olympics.com

[Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador]
Justiça

Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador

31 de Março de 2026

Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN