Educação

Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas

08 de Maio de 2024 - Redação Pernambués agora
[Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas]

A maioria das escolas não funcionou nesta segunda (29) e amanhã (30) também devem permanecer sem aulas / Foto Divulgação

A rede estadual de educação paralisou as atividades nesta segunda-feira (29), e seguem pelas próximas 24 horas, após não aceitarem a proposta, feita pela Secretaria de Educação na Bahia (SEC), de reajuste de 5,69% nos salários, com pagamentos fracionados. 

A categoria tomou a decisão na última quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Logo, as escolas da rede estadual não tiveram aula nesta segunda, e nem terão na terça-feira (30). 

De acordo com a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram, e exigem um reajuste de 10%, seguindo o percentual unificado pela Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos.

Além disso, a categoria pede a restruturação de planos de carreiras e o pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria enviado para votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

A Secretaria de Educação da Bahia emitiu uma nota informando que está disponível para conversar com o sindicato sobre a manutenção das escolas funcionando durante a paralisação. Contudo, em muitas delas foi possível notar que alunos e professores não compareceram às unidades de ensino.

Comentários

Outras Notícias

[Turnê de despedida de Gilberto Gil reúne mais de 1 milhão de fãs]
Brasil

Turnê de despedida de Gilberto Gil reúne mais de 1 milhão de fãs

01 de Abril de 2026

Foto: @pridiabr

[Butantan vai produzir imunoterapia contra o câncer para uso no SUS]
Saúde

Butantan vai produzir imunoterapia contra o câncer para uso no SUS

01 de Abril de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[Governo zera imposto sobre componentes de canetas emagrecedoras no país]
Saúde

Governo zera imposto sobre componentes de canetas emagrecedoras no país

01 de Abril de 2026

Foto: Alana Dias / Bahia Notícias

[Bahia registra mais de 208 mil doses aplicadas contra a gripe no Dia D]
Saúde

Bahia registra mais de 208 mil doses aplicadas contra a gripe no Dia D

01 de Abril de 2026

Foto: Leonardo Rattes

[França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028]
Esportes

França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028

31 de Março de 2026

Foto: Divulgação / olympics.com

[Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador]
Justiça

Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador

31 de Março de 2026

Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN