Estudantes baianos desenvolvem couro ecológico com planta típica de climas quentes e secos
10 de Setembro de 2024 - Redação Pernambués agora
Material foi desenvolvido por Bianca Silva, João Pedro Rosa e Milena Santos, alunos do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, no centro-sul do estado. — Foto: Ascom/SECTI
Um grupo de estudantes da rede estadual de ensino da Bahia desenvolveu um couro ecológico com a Opuntia Cochenillifera, planta conhecida popularmente como palma forrageira.
O material foi produzido por Bianca Silva, João Pedro Rosa e Milena Santos, alunos do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, no centro-sul do estado.
Originária do México, a palma forrageira é uma planta típica de climas quentes e secos. Encontrada no Nordeste brasileiro, de porte imponente, com flores rosadas ou amareladas e ramos em forma de raquete, pode ser usada como cerca viva ou para decoração.
Os estudantes relataram que a escolha da planta aconteceu em virtude de uma busca por um projeto que cumprisse os pré-requisitos de práticas éticas e ambientalmente legais. Bianca Silva explicou que o couro ecológico precisa ser fabricado com um material resistente e impermeável.
A estudante contou que o produto é diferente dos que já existem no mercado por causa da utilização de técnicas específicas desenvolvidas no laboratório do colégio.
Bianca Silva relatou que, ao desenvolver o projeto, ela e os outros alunos pensaram na preservação do meio ambiente, proteção dos animais e necessidades cotidianas.
Conforme Bianca, após produzir o couro, o passo seguinte é costurar o tecido, possibilitando a criação de um novo produto, como bolsas, por exemplo.
O projeto, que tem, segundo a estudante, finalização manual, é orientado pelos professores Edippo de Souza e Carol Castro, sendo parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação da Bahia (SEC-BA).
Comentários
Outras Notícias
Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta
30 de Maio de 2026Petista lembra e agradece ao secretário Bruno Monteiro por destravar a pauta.
Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV; "Milicianos são caridosos?"
30 de Maio de 2026Pré candidato enfatiza sobre polêmica sobre a definição do PCC e CV como grupos terroristas por parte do governo norte-americano.
Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026
29 de Maio de 2026Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei
Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador
29 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia
29 de Maio de 2026Foto: Reprodução / Agersa
Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026
29 de Maio de 2026Foto: Jefferson Peixoto / PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023