Esportes

Espanhol Rodri supera Vinicius Júnior e conquista Bola de Ouro

28 de Outubro de 2024 - Agência Brasil
[Espanhol Rodri supera Vinicius Júnior e conquista Bola de Ouro]

Aitana Bonmatí, da Espanha, é a melhor entre as mulheres

O volante espanhol Rodri, do Manchester City (Inglaterra), conquistou a Bola de Ouro, que premia os melhores da temporada 2023/2024, nesta segunda-feira (28) em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris (França). Já o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), acabou fincando em segundo na premiação, enquanto o inglês Jude Bellingham, também da equipe espanhola, garantiu a terceira posição.

Rodri, que conquistou o prêmio pela primeira vez, foi fundamental para ajudar sua equipe a conquistar o quarto título consecutivo do Campeonato Inglês. Além disso, ele foi eleito o melhor jogador da Eurocopa deste ano, após a Espanha conquistar seu quarto título, um recorde. O madrilenho de 28 anos é o primeiro meio-campista defensivo a ganhar a Bola de Ouro desde o alemão Lothar Matthaus em 1990 e o terceiro espanhol a garantir o prêmio, depois de Alfredo Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960).

Na votação, que conta apenas com votos de jornalistas esportivos, ele superou entre outros Vinicius Júnior, que aparecia com grande favoritismo após uma temporada 2023/2024 na qual marcou 24 gols e deu nove assistências em 39 partidas pelo Real Madrid, conquistando os títulos da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.

Entre as mulheres a honra de levar o troféu da Bola de Ouro para casa também ficou com uma atleta da Espanha, a meio-campista Aitana Bonmatí, que foi peça importante na conquista da Liga dos Campeões pelo Barcelona (Espanha) e da Copa do Mundo com o seu país.

A Bola de Ouro é um prêmio dado pela revista France Football. Ele teve a sua primeira edição no ano de 1956. Inicialmente ele era entregue apenas a jogadores nascidos na Europa. Mas, a partir de 1995 atletas de fora da Europa que atuavam no Velho Continente também passaram a ser considerados na premiação.

Já em 2006 o leque de candidatos aumentou mais, passando a se considerar atletas que atuassem fora da Europa. O maior vencedor da história da Bola de Ouro é o craque argentino Lionel Messi, que já levou para casa oito desses troféus. O segundo maior vencedor é o português Cristiano Ronaldo, com cinco conquistas.

Apenas quatro jogadores nascidos no Brasil já receberam a honraria: Kaká (2007), Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005).

Comentários

Outras Notícias

[OSBA leva trilhas clássicas do cinema de volta à Concha Acústica com o CineConcerto]
Cultura

OSBA leva trilhas clássicas do cinema de volta à Concha Acústica com o CineConcerto

23 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / OSBA

[Alinne Rosa relata internação e reforça importância dos cuidados com a saúde mental]
Fofoca

Alinne Rosa relata internação e reforça importância dos cuidados com a saúde mental

23 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes sociais

[Presidente do Vitória comenta possível saída de Jair Ventura para o Internacional]
Esportes

Presidente do Vitória comenta possível saída de Jair Ventura para o Internacional

23 de Setembro de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Grupo City investirá R$ 12 milhões na modernização de estádio em Camaçari]
Esportes

Grupo City investirá R$ 12 milhões na modernização de estádio em Camaçari

23 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação/Prefeitura Camaçari e Patrick Abreu

[Candidatos ao governo da Bahia apresentam caminhos diferentes para ampliar o saneamento básico]
Política

Candidatos ao governo da Bahia apresentam caminhos diferentes para ampliar o saneamento básico

22 de Setembro de 2026

Fotos: Ney Silva / Ed Santos / Acorda Cidade

[ Lady Gaga e Michael Polansky tiveram uma filha, segundo imprensa norte-americana]
Fofoca

Lady Gaga e Michael Polansky tiveram uma filha, segundo imprensa norte-americana

22 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram @ladygaga