Esportes

Interpol vem ao Brasil para apurar possível manipulação de jogos na Copa

14 de Junho de 2014 - Piatã

O secretário geral da Interpol (organização internacional que coopera com policias de diversos países), Ronald Noble, afirmou que foi enviado uma equipe para o Brasil,para ser investigado uma possível manipulação dos jogos d Copa do Mundo.

"Posso garantir que, agora, enquanto a Copa acontece, existem grupos de crime organizado trabalhando com apostas ilegais. Isso pode influenciar no resultado de um jogo ou no que acontece em campo, com suborno ou corrupção", afirmou. "E quando você pensa 'é um evento grande, é muito importante, esse tipo de coisa não pode acontecer', é que aí você tem um problema. Por isso, enviamos uma equipe da Interpol ao Brasil, para ajudar os brasileiros, e outras equipes pelo mundo para investigar esses grupos de crime organizado que trabalham com manipulação de resultados. Isso tem que ser vigiado."

O delegado da Polícia Federal e coordenador da Interpol no Brasil, Luiz Eduardo Navajas, não confirmou a operação e afirmou que houve um mal entendido quanto as declarações do secretário geral. "Um pênalti, qual equipe dá a saída de bola, para quem é o primeiro escanteio... as pessoas apostam milhões de dólares nessas coisas. É assim que definimos o termo 'manipulação' num jogo."

Sobre a possibilidade de um complô entre jogadores e juízes, ele disse que é sim possível, mas não se explicou. "Há possibilidade, mas não sei se é provável. Não prevejo o futuro, falo apenas sobre o que está acontecendo."

Redação Bahia no Ar

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA