Fifa afirma que não pretende impedir o uso da palavra “pagode”
23 de Maio de 2014 - Piatã
A Fifa emitiu nota oficial, nesta quinta-feira, 22, para tentar esclarecer a polêmica quanto ao registro, entre outros, da palavra “pagode” junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A entidade lembrou que registrou o termo porque se trata do nome da fonte tipográfica da marca da Copa.
Na nota, a Fifa esclarece que “não tem a intenção de impedir que terceiros utilizem a palavra 'pagode', a não ser que seja para a nomeação de uma fonte ou em casos que tal palavra seja utilizada com o objetivo de associar uma determinada empresa, comercial ou publicitariamente, com a Copa do Mundo”. Até 31 de dezembro, a palavra “pagode” pertence à Fifa. A rigor, qualquer pessoa que usá-lo comercialmente sem permissão poderá ser processada.
No site do INPI, é possível ver os pedidos de registros feitos pela Fifa. Desde os anos 1970 (quando da fundação do INPI), foram 1.406. De dois anos para cá, foram 236. Respaldada pela Lei da Copa, a Fifa conseguiu furar a fila do INPI para proteger a sua lista de marcas - em geral, os registros levam até três anos para sair e esses saíram em um ano ou menos.
No seu comunicado, a Fifa anota que “a arte da fonte Pagode foi criada por um artista contratado pela Fifa para criar a fonte oficial da Copa do Mundo” e que a entidade registrou “a marca nominativa Pagode para evitar que outras fontes sejam criadas sob a mesma denominação ou similares, com o intuito de obter vantagem comercial às custas da visibilidade da fonte oficial da Copa do Mundo”.
Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Outras Notícias
Dirigente do Sindilimp, Luiz Carlos Suíca fala sobre expectativa de reunião com presidente do Senado para tratar do PL dos garis e das margaridas
04 de Maio de 2026Foto: Divulgação/Assessoria
Aline Campos critica edição do BBB 26 e afirma que reality foi manipulado
04 de Maio de 2026Foto: Globo/Manoella Mello
Fifa intensifica venda de ingressos VIP e amplia opções para a Copa do Mundo
04 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Sesab chama 358 profissionais via Reda para reforçar atendimento na Bahia
04 de Maio de 2026Foto: Divulgação Sesab
Bahia registra avanço no número de leitos até 2025, mas apresenta leve redução em 2026
04 de Maio de 2026Foto: Thuane Maria/GOVBA
Sindilimp debate paralisação nacional e pressiona por aprovação de projeto de lei
04 de Maio de 2026A categoria segue em alerta e não descarta a paralisação nacional caso não haja avanço na pauta.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023