Esportes

Tinga recebe apoio da torcida em desembarque em BH

14 de Fevereiro de 2014 - Piatã

Foto: Reprodução.

Vítima de racismo por parte da torcida do Real Garcilaso na partida de estreia na Copa Libertadores, o volante Tinga, do Cruzeiro, recebeu a solidariedade de dezenas de torcedores celestes ao desembarcar em Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira, no Aeroporto de Confins. Faixas, cartazes e cânticos tomaram conta do saguão para dar apoio ao atleta e recepcionar a delegação cruzeirense.

Tinga agradeceu a solidariedade da torcida e ressaltou que é "importante lutar contra o preconceito". "Não queria vir aqui para falar sobre essa situação (racismo). Gostaria de falar sobre o nosso time. Mas infelizmente aconteceu aquilo comigo. Esperamos que não aconteça com outros", desabafou o jogador. "Nunca imaginei passar por isso, uma situação tão séria, tão grave", acrescentou o atleta.

Mesmo com o atraso de aproximadamente uma hora e meia em relação ao horário previsto para o desembarque da equipe, os torcedores não arredaram pé do terminal. "Essa agressão foi contra o Brasil inteiro. Eu senti como se fosse comigo", afirmou o empresário Reginaldo Costa, que é negro e ostentava cartaz com as frases "Fechado com Tinga! Força Tinga".

Alguns torcedores pintaram os rostos de preto em solidariedade ao atleta. Tinga entrou no segundo tempo da partida realizada em Huancayo, no lugar de Dagoberto, e todas as vezes que tocava na bola parte da torcida imitava sons de macacos. Após as agressões ele lembrou que já atuou em vários países sem passar pelo problema.

"A gente fica chateado com uma coisa dessas. Joguei quatro anos na Alemanha e nunca aconteceu isso. Agora, num país tão próximo, acontece uma coisa dessas. Fiquei muito chateado", desabafou o atleta em entrevista à rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, depois do jogo que a Raposa perdeu por 2 a 0 para os peruanos.

A equipe não terá folga. Na tarde desta sexta-feira o grupo já se reapresenta na Toca da Raposa II para iniciar os preparativos para o clássico contra o arquirrival Atlético-MG pelo Campeonato Mineiro, no domingo. Apesar da rivalidade entre os dois times, as agressões racistas levaram até torcedores do Atlético a criarem um movimento na internet para dar apoio a Tinga ao jogador celeste no clássico, que terá a presença apenas de atleticanos nas arquibancadas do Independência.

*A Tarde

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA