Esportes

Na Arena, Bahia pega o Nacional e tenta feito inédito na Sul-Americana

24 de Outubro de 2013 - Piatã

Jogo começa às 19h30 e o Bahia precisa vencer por dois gols de diferença para conquista vaga na próxima fase

Dois gols de diferença. É isso que o Bahia precisa para chegar às quartas de final da Copa Sul-Americana. Contra o Nacional de Medellín, às 19h30, na Fonte Nova, o tricolor tenta driblar a má fase na temporada e, de quebra, fazer história. No jogo de ida, na Colômbia, derrota por 1x0. Caso devolva o placar, a vaga será decidida na disputa por pênaltis. No Fazendão, porém,o pensamento de todos é definir a classificação ainda nos 90 minutos.

Por isso, o técnico Cristóvão Borges fez mudanças na equipe titular. Sem vencer há três rodadas no Brasileirão, o time aposta em novas caras no setor ofensivo. Souza e Obina, figuras constantes no banco de reservas, agora receberão oportunidade entre os 11. Os dois jogarão ao lado do rápido William Barbio e formarão o trio de atacantes responsável pelos gols. Fernandão, mesmo suspenso do duelo de domingo diante do Atlético Paranaense, pela Série A, ficará apenas como opção no banco de reservas.

O jogador é o artilheiro azul, vermelho e branco em 2013 com 16 gols. O problema, contudo, é que a nova dupla de centroavantes não vive uma boa fase. Nesse ano, por exemplo, Souza participou apenas de 16 dos 54 jogos do Esquadrão. Nesse período, marcou apenas um gol. Foi na derrota por 2x1 contra o Ceará, no dia 31 de janeiro, pela Copa do Nordeste.

De lá pra cá, nada de bola na rede.Obina, por sua vez, apesar de ter números melhores, anda meio sumidão do time. O último jogo foi o Ba-Vi do dia 10 de outubro, quando entrou no 2º tempo. Daí em diante, nenhuma aparição. Foram 21 jogos e sete gols no ano. A última vez que festejou foi no triunfo por 2x1 sobre o Botafogo, no dia 22 de setembro. No treino de ontem, os dois até se entenderam bem.

Souza, inclusive, fez o único gol do trabalho tático comandado por Cristóvão. A todo o momento o treinador conversava com a dupla. “Se não der pra apertar, volta com calma, se organiza na marcação”, orientou ele, para depois completar. “Não segurem muito a bola, não. Façam a bola andar”.

Outras mudanças - Como era previsto, Cristóvão fez mais alterações na equipe. Na lateral esquerda, Raul sai para a entrada de Jussandro. Na defesa, Demerson entra no lugar de Titi, enquanto Feijão e Rafael Miranda deixam o time para as entradas de Fahel e Fabrício Lusa. Hélder, de contrato renovado por mais duas temporadas, segue no time titular, assim como Lucas Fonseca, Madson e Lomba.

Atlético Nacional - Segundo o visto no treino, o comandante do Nacional-COL deve entrar em campo com três volantes e um meia, além de dois alas e apenas um centroavante. O esquema é o 3-6-1. Na última atividade antes do duelo contra o Bahia, o time colombiano fez um trabalho de posse de bola sob o comando do treinador Juan Carlos Osorio, quarta, no Barradão.

Bahia x Atlético Nacional-COL - Oitavas de final da Sul-Americana

Data: 24/10/2013, 19h30 (horário de Salvador)

Local: Arena Fonte Nova, Salvador

Árbitro: Diego Arbal (Argentina)

Auxiliares: Hernan Mainada (Argentina) e Ezequiel Brailovski (Argentina)

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Demerson e Jussandro; Fahel, Fabrício Lusa, Hélder; William Barbio, Souza e Obina. Técnico: Cristóvão Borges

Atlético Nacional: Armani; Medina, Henríquez, Murillo e Nájera e Díaz; Bernal, Mejía e Valencia; Cárdenas e Duque. Técnico: Juan Carlos Osorio

*iBahia.

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA