Espanha domina Uruguai e confirma favoritismo em estreia
17 de Junho de 2013 - PiatãCom o placar de 2 X 1 a atual campeã mundial venceu o Uruguai.

Atual campeã mundial e bicampeã europeia, a Espanha teve uma estreia tranquila na Copa das Confederações neste domingo, na Arena Pernambuco, no Recife. Com gols de Pedro e Soldado, o time de Vicente del Bosque dominou amplamente o Uruguai e venceu por 2 a 1 os campeões sul-americanos, confirmando o favoritismo em sua estreia no Grupo B da competição. Suárez descontou para a equipe celeste.
Com sete jogadores do Barcelona em campo, o time espanhol manteve a característica de posse de bola e controlou totalmente o ritmo da partida. O goleiro Casillas mal foi ameaçado e pouco teve que trabalhar durante os 90 minutos, enquanto o Uruguai, mesmo com os atacantes Cavani e Suárez em campo, mais correu atrás da bola do que jogou.
Com a vitória, a Espanha chega a três pontos e lidera o Grupo B, deixando o Uruguai na lanterna temporária. A outra partida da chave nesta primeira rodada é entre Nigéria e Taiti, que se enfrentam às 16h (de Brasília) desta segunda-feira, no Mineirão.
O jogo
O técnico Vicente del Bosque surpreendeu ao escalar um centroavante fixo – e mais ainda por escolher Roberto Soldado para a função, deixando no banco os mais badalados David Villa e Fernando Torres. E logo aos 4min, após período de domínio total da Espanha, Soldado quase abriu o marcador: Alba cruzou da esquerda e a bola passou com perigo na frente do atacante na área.
Recuado, o Uruguai tentava em vão recuperar a bola e apostar em um contra-ataque. A Espanha trocava passes à vontade e ameaçava os sul-americanos. Aos 10min, Alba tocou para o meio, Iniesta fez o corta-luz e a bola chegou a Fabregas, que acertou a trave da entrada da área. Cinco minutos depois, após tabela espanhola, Iniesta chutou de fora, sem assustar o goleiro Muslera.
O gol enfim saiu aos 20min. Após escanteio mal afastado da área uruguaia, Pedro emendou de primeira; a bola rebate na canela de Lugano e enganou Muslera. A torcida no Recife, que ensaiava vaias quando a Espanha trocava passes na defesa, ficou mais acesa. E o Uruguai teve sua primeira chance aos 28min:
Suárez levantou na área em cobrança de falta e Cavani raspou de cabeça, mas Casillas segurou firme.
Mas pouco adiantou. A Espanha seguiu dominante e ampliou aos 31min: Fabregas conduziu a bola pelo meio, fez fila e deu um lindo passe para deixar Soldado na cara do gol. O centroavante dominou e bateu firme na saída de Muslera: 2 a 0. O terceiro só não veio aos 37min por causa de uma defesa de reflexo do goleiro uruguaio, após desvio à queima-roupa de Piqué. O primeiro tempo foi todo espanhol.
A segunda etapa não começou diferente. Enquanto a Espanha trocava passes e avançava facilmente pelo campo, o Uruguai corria atrás da bola e não conseguia chegar à área. Sem ser incomodado, o ímpeto espanhol foi caindo gradativamente, fazendo o tempo passar e não deixando a equipe sul-americana ter posse de bola.
A segunda etapa não começou diferente. Enquanto a Espanha trocava passes e avançava facilmente pelo campo, o Uruguai corria atrás da bola e não conseguia chegar à área. Sem ser incomodado, o ímpeto espanhol foi caindo gradativamente, fazendo o tempo passar e não deixando a equipe sul-americana ter posse de bola.
O Uruguai começou a chegar mais forte nas divididas, mas a Espanha seguia soberana. Aos 18min, Pedro teve chance dentro da área após jogada pela esquerda, mas chutou torto, para fora. Tabárez tentou a reação colocando dois jogadores ofensivos em campo: o meia Lodeiro e o atacante Forlán, nos lugares dos volantes Pérez e Gargano.
Os uruguaios passaram a ver mais a bola a partir da metade do segundo tempo, mas ainda nada que pudesse ameaçar o tranquilo Casillas no gol da Espanha. Aos 29min, Rodríguez arrancou pela esquerda e arriscou de longe, mas errou o alvo. No fim, o Uruguai conseguiu diminuir na bola parada: aos 43min, Suárez bateu falta com perfeição sobre a barreira e acertou o ângulo de Casillas. Mas não havia mais tempo para uma reação.
FICHA TÉCNICA
Espanha 2 x 1 Uruguai
Gols
Espanha: Pedro, aos 20min, e Soldado, aos 31min do 1º tempo
Uruguai: Suárez, aos 43min do 2º tempo
Espanha: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets e Xavi (Martínez); Pedro (Mata), Fabregas (Cazorla) e Iniesta; Soldado. Técnico: Vicente del Bosque
Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez (Forlán), Gargano (Lodeiro) e Cristian Rodríguez; Gastón Ramírez (Álvaro González); Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez
Cartões amarelos
Espanha: Piqué e Arbeloa
Uruguai: Cavani e Lugano
Árbitro
Yuichi Nishimura (Japão)
Local
Arena Pernambuco, Recife (PE)
Comentários
Outras Notícias
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Governo de São Paulo
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023