Produtos da agricultura familiar são analisados para compra pela Marinha
20 de Julho de 2017 - Diogenes Matos
A localidade de Rancho Alegre, em Arembepe, recebeu nesta quinta-feira (20/7) a visita de representantes do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, para conhecer os produtos da zona rural do município para compras governamentais. A Prefeitura de Camaçari, através da Secretariado Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) atua no contínuo apoio para fortalecimento da agricultura familiar, como nas visitas técnicas e elaboração de projetos, e intermediou o encontro.
Dentre os produtos apresentados à comitiva estavam bananas, bolos, doces, abacaxi, chuchu, quiabo, aipim, laranja e cupuaçu, de váriosagricultores e associações do município. A visita ocorreu para que, depois de conhecer os produtos, seja lançado um edital de chamadapública para que os produtores sejam fornecedores da instituição, já que a lei determina que, pelo menos, 30% das compras governamentaissejam da agricultura familiar.
Alguns dados da produção do município foram apresentados aos presentes, como o número de associações da agricultura familiar, que somam 32, e das 2.800 famílias que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) apta para participar de compras governamentais. O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, afirmou que o governo dará o suporte necessário, dentro das possibilidades, para que as ações aconteçam.
A nutricionista da Base Naval de Aratu, tenente Iza Charla, destacou a importância da alimentação mais saudável. “Esse é um momentoimportante também porque sensibiliza a gente como instituição e como pessoa. Vimos a importância dessa compra, socialmente, para cadaagricultor”.
O agricultor e dono da propriedade visitada, Francisco Dantas de Araújo, 70 anos, está com muita expectativa para a compra. “Estouacreditando que vai dar certo. A prefeitura é muito sensível com o agricultor e ajuda a gente em tudo o que pode”, finalizou.
Representando a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, Fábio Braga, falou sobre o trabalho, que além de ter um papel social, é com produtos de qualidade. “Essa compra tem o objetivo de minimizar o trabalho do atravessador”.
A visita foi articulada em parceria entre a prefeitura, governo do estado e Marinha Brasil. Na oportunidade, eles também conheceram a propriedade e a variedade de produtos, como diversas hortaliças, três variedades de banana e aipim.
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023