Plateia ruidosa provoca encerramento de sessão na Câmara Municipal de Camaçari
24 de Agosto de 2017 - Wesley Sobrinho
Na manhã desta quinta-feira (24), os trabalhos legislativos foram, mais uma vez, interrompidos por conta da presença de manifestantes exaltados no plenário da Câmara Municipal de Camaçari. É a segunda vez, esta semana, que o presidente da Casa Legislativa, Oziel Araújo (PSDB), opta pelo encerramento antecipado da sessão por conta de interferência da plateia.
As indicações propostas pelos vereadores já haviam sido submetidas a discussão e votação, mas com muito custo. Grupos de estudantes ansiosos pelo retorno das aulas, professores em campanha por reajuste salarial e desempregados que lutam por mais vagas de empregos para moradores da cidade nas empresas do Polo Industrial formavam a ruidosa plateia.
Por diversas vezes, o vereador Oziel precisou solicitar a colaboração do público para que os colegas pudessem se pronunciar. Mas, a cada fala dos edis, sobretudo quando o conteúdo exposto não era de interesse direto ou contrariava a opinião do público, maior barulho a plateia fazia. Alguns mais exaltados chegavam a ficar de pé, gritando a plenos pulmões, na tentativa de debater diretamente com o vereador que tentava discursar.
Apesar do transtorno causado pelas manifestações, um termômetro preocupante da popularidade do governo, o presidente da Câmara fez questão de reafirmar o compromisso da Casa em receber e ouvir da população, seja a intenção proferir elogios ou críticas. “As demandas apresentadas por vocês são importantes, tanto que esta Casa tem correspondido e acompanhado cada caso. Mas é preciso que compreendam que os projetos apresentados aqui poderão beneficiar milhares de cidadãos camaçarienses e vocês não estão permitindo que eles sejam discutidos”, disse, em uma das tentativas de controlar os ânimos dos espectadores.
Quando o vereador Zé do Pão (PTB), primeiro dos inscritos para assuntos gerais, construía um discurso que enaltecia o governo, listando melhorias realizadas na coleta de lixo e em algumas unidades de saúde, o público mais uma vez explodiu em protesto. Foi quando Oziel disparou, gerando uma reação ainda mais exaltada: “Agradeço a participação de todos. A sessão está encerrada!”.

A euforia da plateia impossibilitou a continuidade da sessão | Foto: Bahia no Ar
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023