Conferências de Saúde aprovarão metas dos próximos quatro anos em Camaçari
29 de Agosto de 2017 - Diogenes Matos
Foram iniciadas na segunda-feira (28) e seguem até a terça-feira (29), na Cidade do Saber, a Conferência Municipal de Saúde e a Conferência de Vigilância à Saúde. Durante dois dias, conselheiros de saúde, sociedade civil, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e vereadores debaterão as propostas que balizarão as ações da Secretaria de Saúde nos próximos quatro anos.
Como forma de homenagear postumamente a gerente do posto de saúde de Barra do Jacuípe, que faleceu no último domingo (27), a conferência foi batizada de Conferência Municipal de Saúde Juliana Campos. “Nada mais justo do que essa homenagem a Juliana que dedicou mais de 15 anos como servidora da Secretaria de Saúde. Ela era uma defensora do SUS e de um novo modelo de saúde, onde a prevenção fosse mais importante que a cura. E esse é o foco que iremos dar nessa conferência. Debater propostas que coloquem Camaçari no patamar de uma saúde preventiva”, afirma Luiz Duplat, subsecretário de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Elias Natan, a saúde vai muito além de remédios e exames. “Precisamos entender que tudo começa com ações educativas visando a prevenção envolvendo assim a Secretaria de Educação. Atividades físicas para promover saúde envolvendo a Secretaria de Esportes. E por aí vai. A promoção à saúde é um dever de todos. Inclusive da população. Por isso o foco dessa conferência vai além de postos de saúde. Queremos propostas sólidas que busquem uma mudança de comportamento se servidores, prestadores e população, pois o SUS é uma construção de todos”.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, “não adianta pedirmos mais postos de saúde, pois abrir posto e ele não funcionar não resolve. O nosso foco é por propostas que façam funcionar o que nós já temos de instrumentos de saúde. Se isso acontecer, a população não precisará de mais nada”.
Os trabalhos da segunda-feira foram encerrados com as palestras da superintendente de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Rívia Barros e do médico da rede municipal de saúde, Dr. Alberto Medina.
Na terça-feira (29), a conferência começará às 08h com os participantes divididos em quatro grupos de debate dos eixos temáticos: Gestão com Qualidade, Saúde para Viver Mais, Saúde com Qualidade e Saúde ao Alcance de Todos.
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023