Cerca de 10 trabalhadores em regime análogo a escravidão são resgatados de fazenda em Uruçuca
02 de Setembro de 2017 - Diogenes MatosGrupo recebia menos de meio salário mínimo, não tinha acesso a água potável, banheiro e nem equipamentos de proteção.
Uma operação do Ministério Público do Trabalho em conjunto com a Polícia Federal e Ministério do Trabalho e Emprego libertou cerca de dez trabalhadores de uma fazenda em Uruçuca, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (1º), onde eram mantidos em condição análoga à de escravidão.
Segundo o auditor fiscal trabalho Alessandro de Barros Pazuello, as condições dos trabalhadores da fazenda eram precárias. “Do ponto de vista de água, de banheiro, de higiene do alojamento, que estava muito ruim. As condições gerais de trabalho, equipamentos de proteção e principalmente a questão de salário, porque o pessoal estava ganhando abaixo de meio salário mínimo”, afirmou.
Um dos trabalhadores resgatados contou que viva em desespero. “Chorava. Chorava muitas vezes, e me apegava à palavra de Deus, para o socorro poder vir até nós”, falou.
O trabalhador disse que durante um ano e meio ele, a mulher e quatro filhas passaram os dias sem banheiro, nem água potável. Além disso, tinham que improvisar o banho em uma represa e, para beber, pegavam água numa cisterna suja.
Além dele, mais nove trabalhadores, alguns solteiros, outros com famílias, enfrentavam essa mesma realidade.
Depois de terem sido retirados da fazenda, os trabalhadores vão receber três parcelas de seguro desemprego, e alguns vão para o centro de referência de assistência social (Cras) de Itabuna. De acordo com auditor fiscal do trabalho, o dono da fazenda vai responder por crime de trabalho escravo.
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023