Rebelião deixa 52 mortos em presídio de Altamira (PA); 16 foram decapitados
29 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora![Rebelião deixa 52 mortos em presídio de Altamira (PA); 16 foram decapitados [Rebelião deixa 52 mortos em presídio de Altamira (PA); 16 foram decapitados]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/225420/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O secretário disse ainda que não havia qualquer indicativo do setor de inteligência da Susipe sobre o ataque e, por isso, uma transferência de presos não estava prevista.
Uma briga entre facções dentro do Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT), no sudoeste do Pará, deixou ao menos 52 detentos mortos, 16 deles decapitados, na manhã desta segunda-feira, 29. A maioria dos mortos (36) no massacre foi vítima de asfixia. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), dois agentes prisionais foram feitos reféns e foram liberados. No início da tarde, o motim estava encerrado.
De acordo com a Susipe, o massacre foi motivado por uma briga entre as facções rivais Comando Classe A (CCA) e Comando Vermelho (CV) e teve início por volta das 7 horas, quando detentos do bloco A, onde estão custodiados presos do CCA, invadiram o anexo que funciona em um contêiner adaptado onde ficavam os presos ligados ao CV.
Após a primeira ação, o anexo foi trancado e os presos atearam fogo no espaço. Segundo a Susipe, a fumaça invadiu o anexo e houve presos mortos por asfixia. Foram cinco horas de confronto.
O Grupo Tático Operacional da Polícia Militar foi ao local. A Polícia Civil, a Promotoria e o Juizado de Altamira também estiveram na unidade participando das negociações para a liberação dos reféns. Até o momento, as únicas armas encontradas foram “estoques” (facas artesanais).
“Foi um ataque localizado e dirigido a exterminar integrantes da facção rival. Eles entraram, mataram e tocaram fogo”, afirmou o secretário extraordinário para Assuntos Penitenciários do Estado do Pará, Jarbas Vasconcelos. Segundo ele, os detentos não fizeram nenhuma exigência. “Foi uma briga entre facções. ”
O secretário disse ainda que não havia qualquer indicativo do setor de inteligência da Susipe sobre o ataque e, por isso, uma transferência de presos não estava prevista. “Não tínhamos nenhum relatório da nossa inteligência sobre um possível ataque desta magnitude de uma facção contra a outra.”
Arma dentro de TV
No sábado, 27, durante os procedimentos de revista para entrada de visitantes, agentes prisionais identificaram uma arma e munição dentro de uma televisão.
Segundo informações da direção da unidade, antes de entrar no bloco carcerário, a televisão passou por revista manual e por um raio X, que detectou a existência da arma e de munições.
O objeto foi trazido por Shirley Pedrada dos Santos, companheira do detento Ezequias Santana da Conceição. A mulher foi presa em flagrante, teve a carteira de visita suspensa e foi conduzida à delegacia de Altamira. Já Conceição vai responder a um procedimento disciplinar penitenciário (PDP).
Superlotação e falta de agentes penitenciários na unidade de Altamira
O CRRALT tem as condições do estabelecimento penal classificadas como “péssimas”, segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicado nesta segunda, dia do massacre. Entre os problemas, a unidade convive com superlotação e número baixo de agentes penitenciários para garantir a segurança do local.
Segundo relatório do CNJ, a unidade abriga 343 presos do sexo masculino, mais do que o dobro da capacidade, de 163 vagas. Já os agentes penitenciários, no entanto, somam 33. “O quantitativo de agentes no CRRALT é reduzido frente ao número de internos custodiados o qual já está em vias de ultrapassar o dobro da capacidade projetada”, diz o CNJ.
Entre os presos, 308 cumprem pena em regime fechado e outros 35 estão no semiaberto. O Centro de Altamira, no entanto, não tem área separada para abrigá-los. Por causa da situação no presídio, alguns detentos chegam a receber autorização para dormir em casa.
Comentários
Outras Notícias
![OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez [OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238082/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez
10 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Diário do Nordeste
![Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios [Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238081/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios
10 de Setembro de 2025Foto: Divulgação/Samsung
![ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha terá aumento a partir de janeiro de 2026 [ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha terá aumento a partir de janeiro de 2026]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238080/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha terá aumento a partir de janeiro de 2026
10 de Setembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Disney se manifesta após Raphinha denunciar racismo contra filho em parque [Disney se manifesta após Raphinha denunciar racismo contra filho em parque]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238079/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Disney se manifesta após Raphinha denunciar racismo contra filho em parque
10 de Setembro de 2025Foto: Rafael Ribeiro/CBF
![Marieta Severo doa novas casas para o Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro [Marieta Severo doa novas casas para o Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238078/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Marieta Severo doa novas casas para o Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro
09 de Setembro de 2025Foto: Instagram
![Ivete Sangalo fala sobre proteção da imagem do filho Marcelinho: “É cruel” [Ivete Sangalo fala sobre proteção da imagem do filho Marcelinho: “É cruel”]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238077/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo fala sobre proteção da imagem do filho Marcelinho: “É cruel”
09 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / redes sociais
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023