Ativistas de diversos estados do Brasil protestam em memória do congolês morto no Rio de Janeiro
05 de Fevereiro de 2022 - G1![Ativistas de diversos estados do Brasil protestam em memória do congolês morto no Rio de Janeiro [Ativistas de diversos estados do Brasil protestam em memória do congolês morto no Rio de Janeiro]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/233648/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Protestos por todo o Brasil foram realizados neste sábado (5) para lembrar o brutal assassinato de Moïse Kabagambe e cobrar justiça para os responsáveis pelo espancamento do congolês, de 24 anos, no último dia 24.
Centenas de pessoas se reuniram pelo país em atos pacíficos contra o racismo e a xenofobia.
No Rio de Janeiro, o ato começou em frente ao quiosque Tropicália, onde ele foi morto a pauladas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da Cidade. Por volta das 11h, centenas de pessoas iniciaram uma passeata pela orla do bairro.
As duas pistas das Avenida Lúcio Costa chegaram a ser interditadas, provocando congestionamento nas vias do entorno – o dia de sol e calor levou muitos cariocas às praias.
Houve um princípio de tumulto, quando manifestantes atacaram o quiosque e chegaram a tentar retirar o letreiro, segundo informações da GloboNews. Em um carro de som, onde estavam parentes de Moïse, organizadores pediram que o ato seguisse de forma pacífica, e os ânimos se acalmaram.
Em Salvador, os manifestantes foram ao Largo do Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana. O Olodum participou do ato e rufou os tambores em sinal de luto.
Em São Paulo, movimentos negros se reuniram na Avenida Paulista, no vão do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp). Brasília, os participantes do ato se reuniram em frente ao Palácio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios.
Em São Luís, o ato foi na Praça Deodoro, área central da capital maranhense. Também houve um ato no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
Na capital de Minas Gerais, a concentração foi na Praça Sete, no Centro, e a passeata foi até a Praça Raul Soares.
No Rio Grande do Norte, o ato aconteceu num dos trechos mais movimentados no centro comercial de Natal. Em Porto Alegre, a manifestação foi organizada pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Nepemigra.
Comentários
Outras Notícias
![Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool [Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238074/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool
08 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia [Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238073/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia
08 de Setembro de 2025Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
![Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada [Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238072/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada
08 de Setembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa "sem anistia"
07 de Setembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio [Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238070/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio
07 de Setembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança [Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238069/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança
06 de Setembro de 2025Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023