Com pré-acordo secreto com Barcelona, Neymar é julgado por fraude fiscal na Espanha
17 de Outubro de 2022 - Notícia Preta
Neymar participa nesta segunda-feira (17), de um julgamento na Espanha por irregularidades fiscais durante sua passagem no FC Barcelona
Esta é a primeira audiência de sete que acontece até o dia 31 de outubro devido a um pré-acordo secreto feito com o time europeu.
A denúncia foi apresentada pelo DIS – fundo de investimento esportivo que pertencia ao grupo brasileiro de supermercados Sonda. Na qual a instituição, desde 2009, tinha posse de 40% dos direitos econômicos do jogador, mas recebeu um valor abaixo pela contratação do Neymar pelo Barça.
“Neymar Júnior, com a conivência de seus pais e do FC Barcelona, e seus dirigentes no momento, e do Santos FC (…) fraudou os legítimos interesses econômicos do DIS”, afirmou Paulo Nasser, advogado da empresa.
O jogador é acusado do crime de corrupção empresarial pelo Ministério Público espanhol. Os pais do jogador, o ex-presidente do Santos e dois ex-presidentes do FC Barcelona também foram indiciados no processo.
A passagem de Neymar pelo time espanhol aconteceu em 2017, de modo que custou 57,1 milhões de euros, todavia a justiça espanhola calculou que a operação custou ao menos 83 milhões de euros.
Acordo secreto
O Ministério Público da Espanha indicou que houve ocultação do valor real da operação por meio de outros contratos dos quais ficou de fora. Inclusive a negociação teria sido feita entre Neymar, Santos e Barcelona em um pré-acordo secreto.
De acordo com DIS, como acusação, o grupo pede ainda cinco anos de prisão para o jogador e dos ex-presidentes do Barça, além de multas milionárias. O Ministério Público indicou dois anos de prisão e o pagamento de multa de 10 milhões de euros para o jogador.
Segundo a defesa de Neymar, eles afirmam que o brasileiro não cometeu crime e questionam se a Espanha tem competência legal para o caso. De modo que os valores recebidos a mais corresponderam por um “bônus de contratação legal e habitual no mercado do futebol”.
Em depoimento que acontece nesta sexta-feira 21 de outubro ou sexta-feira 28, como as outras pessoas físicas que foram acusadas, Neymar será ouvido pelo juiz.
Foto: Divulgação/Instagram
Comentários
Outras Notícias
Atletas criticam campanha com Sydney Sweeney e cobram representação menos sexualizada do esporte feminino
17 de Setembro de 2026Foto: Reprodução/Novig
“A Fazenda 18” estreia com 22 participantes e dinâmica inédita de visitantes; confira o elenco
17 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / Record
Salvador abre inscrições para prêmio de R$ 2,5 milhões destinado a entidades culturais
17 de Setembro de 2026Foto: Igor Santos / Secom PMS
Filmado entre Bahia e Pernambuco, “Tempo à Faca” estreia com Agatha Moreira no Festival de Brasília
17 de Setembro de 2026Foto: Antonny Carvalho
Governo propõe R$ 83,9 bilhões para BPC de pessoas com deficiência em 2027
16 de Setembro de 2026Foto: INSS/Divulgação
CNMP cria grupo para avaliar atuação do Ministério Público na fiscalização da saúde
16 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / CNMP
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023