Justiça condena mercadinho em Salvador por racismo recreativo e determina indenização de R$ 20 mil
09 de Junho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Reprodução
Um mercadinho localizado em Salvador foi condenado a pagar uma indenização de R$ 20 mil a um ex-funcionário por danos morais, após relatos de ofensas racistas no ambiente de trabalho. A decisão é da 6ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), assinada pelo juiz substituto Danilo Gonçalves Gaspar.
De acordo com a denúncia, o funcionário foi demitido sem justa causa logo após questionar piadas racistas direcionadas a colegas e a ele próprio, como comparações com “King Kong” e comentários ofensivos durante jogos de seleções africanas na Copa do Mundo. Para comprovar os fatos, o trabalhador gravou uma ligação com o proprietário do estabelecimento, prova que foi aceita com base em entendimento do STF (Tema 237).
Na sentença, o magistrado apontou que houve racismo recreativo — termo usado para disfarçar o preconceito sob forma de piadas — e afirmou que o local apresentava falhas graves de acolhimento e respeito. O juiz citou ainda o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial do CNJ e o jurista Adilson Moreira, autor da obra “Racismo Recreativo”.
Comentários
Outras Notícias
INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida
29 de Outubro de 2025Foto: Agência GOV
Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Babado Novo grava audiovisual “Efeito Verão” em Salvador
28 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres na Bahia
28 de Outubro de 2025Foto: José Cruz / Agência Brasil
Aplicativo ajuda a reconhecer sintomas e prevenir o AVC
28 de Outubro de 2025Foto: Imagem Ilustrativa / Reprodução Ebserh
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023