Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026 - Redação Pernambués agora
[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]

Foto: Reprodução

Um terreiro localizado no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador, foi alvo de um ato de intolerância religiosa na manhã do último sábado (17). No portão do templo, foram encontradas pichações com palavras ofensivas escritas em tinta vermelha.
O ataque ocorreu no terreiro Nzo Mutá Lombô ye Kayongo Toma Kwiza e foi denunciado por representantes da comunidade religiosa. Além das mensagens, um equipamento eletrônico também foi danificado durante a ação.

Em nota, a Frente Nacional Makota Valdina, entidade que atua na defesa das religiões de matriz africana, classificou o episódio como um caso de racismo religioso e atentado à liberdade de crença.

“O ato não atinge apenas uma comunidade específica, mas representa uma violação direta ao direito constitucional de culto e à dignidade das religiões de matriz africana. Trata-se de um crime motivado pelo ódio religioso, que reforça estigmas e perpetua o racismo estrutural”, destacou a entidade.

A intolerância religiosa é considerada crime no Brasil, com base na Lei nº 7.716/89, e pode resultar em pena de reclusão de um a três anos, além de multa. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin).
 

Comentários

Outras Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |

[Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial]
Fofoca

Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial

17 de Junho de 2026

Foto: ABC

[Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu]
Economia

Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu

17 de Junho de 2026

Foto: Mateus Pereira / GovBR

[Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira]
Esportes

Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira

17 de Junho de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador]
Bahia

Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador

17 de Junho de 2026

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

[Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano]
Bahia

Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano

16 de Junho de 2026

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde