Pauta Livre por Rogaciano Medeiros
28 de Outubro de 2015 - Maíra LimaRogaciano Medeiros é jornalista e graduando em Ciência Política pela UFBA.
REAÇÃO
A atitude de ingressar no Tribunal Superior Eleitoral contestando a prestação de contas da campanha do candidato derrotada à presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) é interpretada como mudança de postura do PT, que finalmente resolveu reagir à ofensiva da aliança demo-tucana. A ação aponta irregularidades em 2.397 recibos eleitorais, o que representa ilegalidade em 78% da documentação apresentada ao TSE.
IRREGULARIDADES
Depósito em dinheiro de R$ 1,2 milhão, um outro no mesmo valor, feito pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), utilização de servidores públicos lotados no gabinete do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e a contratação de uma cooperativa ligada ao governo de São Paulo. São alguns dos crimes eleitorais e atos de improbidade administrativa cometidos por Aécio Neves (PSDB-MG) na prestação de contas da eleição presidencial do ano passado, destacados na ação ajuizada pelo PT no TSE.
DESCARADAMENTE
Relator da subcomissão da Câmara Federal que apura corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) acusa a Globo de ter mentido “descaradamente” na cobertura da Operação Zelotes, deflagrada para combater sonegadores, inclusive a RBS, repetidora global no Rio Grande do Sul. A TV dos irmãos Marinho, em uma manipulação grosseira, como costuma fazer, chegou ao absurdo de dizer que a operação visa investigar compra e venda de medidas provisórias. Tudo com o único intuito de atingir a imagem do ex-presidente Lula. É muito ódio.
CUSTO
“A operação Lava Jato teve um custo muito alto para a sociedade brasileira. Não é só o benefício do combate à corrupção”. É o que afirma o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). André Calixte diz que as investigações atingiram em cheio a cadeia produtiva de petróleo e gás e impactaram negativamente na construção civil. "Não era possível desorganizar uma das cadeias mais importantes do país sem ter impacto na vida das pessoas, mesmo que isso seja necessário para colocar na cadeia os corruptos".
BARATA
A inclinação que o PSB deu à direita na eleição presidencial do ano passado e que somente agora esboça uma revisão de curso, mereceu novas críticas do ex-presidente nacional Roberto Amaral, que fez de tudo para conduzir a legenda à esquerda. “O partido é uma barata-voa, está perdido. Ora a favor do impeachment de Dilma, ora contra. Quer uma coisa, depois quer outra”. Ele considera a conspiração golpista da aliança demo-tucana um atentado à soberania popular.
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023