PED: eleições pelo diretório do PT acontece neste domingo (08)
07 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Nas eleições municipais, os filiados e filiadas elegerão presidentes municipais e zonais, diretórios municipais e zonais, delegações aos Congressos Estaduais e ao Congresso Nacional do PT – Lula Livre
O Partido dos Trabalhadores deu início no mês de julho, ao processo congressual interno. Desde então, debates de chapas, discussão das teses, seminários e muita movimentação nas bases marcaram os dois primeiros meses desse processo. Agora é a hora de decidir, no dia 8 de setembro, acontece as eleições do PED- Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores (PT), é a hora, da militância petista irá às urnas
Nas eleições municipais, os filiados e filiadas elegerão presidentes municipais e zonais, diretórios municipais e zonais, delegações aos Congressos Estaduais e ao Congresso Nacional do PT – Lula Livre.
Três quadros devem concorrer ao cargo: Gilmar Santiago, Arnando Lessa e Ademário Costa. Os três representam tendências diferentes do partido.
Da corrente Democracia Socialista, Santiago tenta a reeleição para o posto. Internamente, ele já tem coordenado os trabalhos preparatórios para escolha do candidato que vai concorrer pela sigla nas eleições do ano que vem. Da Construindo um Novo Brasil vem Arnando Lessa, ex-vereador da capital baiana. Já Ademário representa a corrente avante e é coordenador político do mandato de Jorge Solla. A busca no partido, no entanto, é para que não haja bate-chapa e a eleição ocorra apenas com um candidato, evitando a proliferação de dissidências internas.
“Eu tenho uma trajetória do movimento estudantil, da luta popular de massas. Juntos, vamos recolocar o PT de Salvador no caminho de fazer luta social, de colocar o povo na rua, num programa democrático e popular. É a aliança que não só vai eleger o presidente do PT de Salvador, como fortalecer o PT para que o partido apresente uma candidatura própria à Prefeitura de Salvador”, disse Ademário.
Delegados – A eleição do dia 8 é também importante porque é nela que, além da escolha do presidente do principal diretório municipal petista do estado, serão escolhidas as chapas de delegados que vão votar nas eleições do comando do diretório estadual.
Nomeação sem posse
Situação sui generis no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A Corte nomeou para um cargo servidor concursado que ainda não havia tomado posse da vaga. No dia 9, decreto publicado no Diário Oficial da Justiça designou Roque dos Santos Neto para a 5ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais da Comarca de Feira de Santana. No dia seguinte, o TJ-BA voltou atrás, anulando a nomeação por perceber que ele não havia sido empossado como subescrivão.
Comentários
Outras Notícias
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum
15 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum
15 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023