Política

"Funcionamento das universidades públicas está sob ameaça", alerta Lídice

09 de Outubro de 2019 - Redação Pernambués agora
[

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou nesta terça-feira (8) que o governo Bolsonaro ameaça o funcionamento das universidades públicas

Durante audiência na Comissão de Educação da Câmara, a parlamentar baiana alertou que, além de cortes orçamentários, a União quer interferir na eleição do reitor, desrespeitando a nomeação do mais votado da lista tríplice, tanto nas universidades quanto nos institutos federais de educação.
“Nem na Ditadura Militar eu vi um ministro da pasta que não falasse sobre educação, que não tivesse um projeto mínimo que fosse sobre a educação. É realmente chocante ouvir a fala do atual titular do MEC. Me lembra um ditado popular nordestino: quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”, comparou.
Para a deputada, cada dia o ministro Abraham Weintreub protagoniza uma cena “dantesca”. “Um dia é com um guarda-chuva, imitando um ator de cinema, outro é imitando cena de programa humorístico. Daqui a uns dias vamos ver o ministro plantando bananeira”, bradou.
Desemprenho das universidades na contramão do governo
Lídice também lembrou que as universidades públicas contrariam o que diz o governo, cujo ministro já chamou as atividades de balbúrdia. “A Ufba, por exemplo, está entre as 14 melhores instituições de ensino do Brasil, a frente de todas as universidades privadas. Com nota 86,95, ela é um orgulho para a Bahia e para o Brasil”, disse.

Comentários

Outras Notícias

[Filhos de Erasmo Carlos pedem investigação sobre transferências bancárias realizadas após morte do cantor]
Fofoca

Filhos de Erasmo Carlos pedem investigação sobre transferências bancárias realizadas após morte do cantor

31 de Agosto de 2026

Foto: TV Globo

[Salvador não aparece nas primeiras datas da turnê que celebrará os 85 anos de Ney Matogrosso]
Bahia

Salvador não aparece nas primeiras datas da turnê que celebrará os 85 anos de Ney Matogrosso

31 de Agosto de 2026

Foto: David LaChapelle

[Anvisa autoriza novo medicamento para pacientes com câncer do sistema linfático]
Saúde

Anvisa autoriza novo medicamento para pacientes com câncer do sistema linfático

31 de Agosto de 2026

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Novo medicamento contra a insônia com menor potencial de dependência deve chegar ao Brasil ainda este ano]
Saúde

Novo medicamento contra a insônia com menor potencial de dependência deve chegar ao Brasil ainda este ano

31 de Agosto de 2026

Foto ilustrativa feita com uso de I.A.: Reprodução / Gemini

[Região Sul tem risco de temporal e granizo; outras regiões têm calor]
Política

Região Sul tem risco de temporal e granizo; outras regiões têm calor

30 de Agosto de 2026

Foto: Agência Brasil

[Congresso vota nesta semana fim da escala 6x1 e
Política

Congresso vota nesta semana fim da escala 6x1 e "taxa das blusinhas"

30 de Agosto de 2026

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil