"Funcionamento das universidades públicas está sob ameaça", alerta Lídice
09 de Outubro de 2019 - Redação Pernambués agora
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou nesta terça-feira (8) que o governo Bolsonaro ameaça o funcionamento das universidades públicas
Durante audiência na Comissão de Educação da Câmara, a parlamentar baiana alertou que, além de cortes orçamentários, a União quer interferir na eleição do reitor, desrespeitando a nomeação do mais votado da lista tríplice, tanto nas universidades quanto nos institutos federais de educação.
“Nem na Ditadura Militar eu vi um ministro da pasta que não falasse sobre educação, que não tivesse um projeto mínimo que fosse sobre a educação. É realmente chocante ouvir a fala do atual titular do MEC. Me lembra um ditado popular nordestino: quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”, comparou.
Para a deputada, cada dia o ministro Abraham Weintreub protagoniza uma cena “dantesca”. “Um dia é com um guarda-chuva, imitando um ator de cinema, outro é imitando cena de programa humorístico. Daqui a uns dias vamos ver o ministro plantando bananeira”, bradou.
Desemprenho das universidades na contramão do governo
Lídice também lembrou que as universidades públicas contrariam o que diz o governo, cujo ministro já chamou as atividades de balbúrdia. “A Ufba, por exemplo, está entre as 14 melhores instituições de ensino do Brasil, a frente de todas as universidades privadas. Com nota 86,95, ela é um orgulho para a Bahia e para o Brasil”, disse.
Comentários
Outras Notícias
Gloria Groove conta que mantém relacionamento aberto há 11 anos e destaca importância do diálogo
03 de Setembro de 2026Foto: Instagram
Consultoria especializada orienta mães que enfrentam dificuldades para amamentar em Salvador
03 de Setembro de 2026Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
MP-BA apura possível negligência após interno ser encontrado desacordado em hospital de Salvador
03 de Setembro de 2026Foto: Divulgação Seap
Salvador autoriza estudos de até R$ 1,6 milhão para projeto de marinas na Ponta do Humaitá
03 de Setembro de 2026Foto: Tatiana Azeviche / Sufotur
Aos 48 anos, Maju Coutinho anuncia primeira gravidez e revela nome do bebê
01 de Setembro de 2026Foto: Instagram
El Niño intenso pode ampliar riscos à saúde no Brasil entre 2026 e 2027
01 de Setembro de 2026Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023