Política

Brasil está à frente da Argentina para entrar na OCDE, diz Bolsonaro

15 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Brasil está à frente da Argentina para entrar na OCDE, diz Bolsonaro]

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse hoje (15) à imprensa, na saída do Palácio da Alvorada, que o Brasil está "bastante adiantado" nos critérios para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Conforme o mandatário, o Brasil estaria "inclusive na frente da Argentina". Ontem (14), a embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou comunicado em que afirmou que apoia a entrada do Brasil na OCDE, considerada uma espécie de "clube dos países ricos".
Os EUA devem oficializar um posicionamento hoje, em reunião do conselho da organização internacional, que acontece em Paris.
Depois da manifestação da embaixada, assessores do ministro da Economia, Paulo Guedes, informaram que o Brasil passa a ser a prioridade dos EUA para o órgão. Em outubro, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, havia enviado carta à OCDE, declarando apoio à entrada da Argentina e da Romênia na organização.
De acordo com assessores de Bolsonaro, no entanto, a Argentina perdeu prioridade do apoio dos EUA, por conta da mudança do governo. O novo presidente, Alberto Fernández, é avaliado como menos alinhado às ideias de Washington do que o seu antecessor, Maurício Macri.

Comentários

Outras Notícias

[Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]
Esportes

Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio]
Mundo

Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS]
Saúde

Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS

19 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Freepik

[Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS]
Saúde

Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS

19 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]
Política

Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches

17 de Janeiro de 2026

De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.

[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]
Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba