Brasil está à frente da Argentina para entrar na OCDE, diz Bolsonaro
15 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse hoje (15) à imprensa, na saída do Palácio da Alvorada, que o Brasil está "bastante adiantado" nos critérios para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Conforme o mandatário, o Brasil estaria "inclusive na frente da Argentina". Ontem (14), a embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou comunicado em que afirmou que apoia a entrada do Brasil na OCDE, considerada uma espécie de "clube dos países ricos".
Os EUA devem oficializar um posicionamento hoje, em reunião do conselho da organização internacional, que acontece em Paris.
Depois da manifestação da embaixada, assessores do ministro da Economia, Paulo Guedes, informaram que o Brasil passa a ser a prioridade dos EUA para o órgão. Em outubro, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, havia enviado carta à OCDE, declarando apoio à entrada da Argentina e da Romênia na organização.
De acordo com assessores de Bolsonaro, no entanto, a Argentina perdeu prioridade do apoio dos EUA, por conta da mudança do governo. O novo presidente, Alberto Fernández, é avaliado como menos alinhado às ideias de Washington do que o seu antecessor, Maurício Macri.
Comentários
Outras Notícias
Kysha e Mine levam fenômeno digital infantil à Concha Acústica com turnê inédita
24 de Fevereiro de 2026Foto: Brunini
McDonald’s testa novo cardápio voltado a consumidores que usam medicamentos para emagrecimento
24 de Fevereiro de 2026Foto: akiragiulia / Pixabay
Salvador estreia festival gastronômico com programação no Centro Histórico
24 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução/Instagram/Karel Losenicky
Medicamentos como Viagra e vacina contra herpes-zóster surgem como promessas no combate ao Alzheimer
24 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação Pfizer
Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026
23 de Fevereiro de 2026Foto: Mateus Pereira / GovBA
Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed
23 de Fevereiro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023