Major Denice e governador Rui Costa apontam caminhos para melhorar educação infantil em diálogo virtual com especialistas
28 de Junho de 2020 - Redação Pernambués agora
“Até sempre, professora. Sua luz viverá para sempre”, finalizou a petista
O diálogo virtual promovido pela Major Denice neste sábado, 27, para discutir, no âmbito do movimento ‘Salvador Mãe de Todos’, formas para cuidar melhor da educação infantil apontou caminhos para melhorar esse setor da administração pública da capital baiana. O evento virtual contou com a presença do governador da Bahia Rui Costa, que falou da sua experiência como gestor público, além de especialistas, técnicos e educadores da área.
Temas como desenvolvimento infantil, inclusão, orçamento, o atual déficit de vagas de creches, construção de novas creches e apoio às creches comunitárias, além de soluções para investir financeiramente na área de educação, foram tratados no encontro.
O evento digital, que frisou o papel essencial da educação infantil para a formação do futuro das crianças, recebeu como convidadas a consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Cleuza Rodrigues Repulho, e a assistente social, bacharel em Direito e gestora da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) Andréa Dias Macedo.
Também enviaram contribuições gravadas a educadora Rejane Alves, coordenadora da Creche São Miguel, e o Padre Alfredo, da Creche da Instituição Beneficente Conceição Macedo. Ambos são beneficiados pelo Programa Mais Infância, gerido pelas Voluntárias Sociais da Bahia e que apoia essas e outras 150 instituições de Salvador e da Região Metropolitana com capacitação de professores, material didático para estudantes e educadores, estrutura e insumos.
Psicóloga de formação, Major Denice frisou que optou pela temática por causa do volume de contribuições que recebeu sobre educação na plataforma do movimento Salvador Mãe de Todos (www.salvadormaedetodos.com.br). “Essa é uma pauta que me mobiliza muito, porque eu aprendi desde cedo a cuidar das pessoas, com minha mãe e com meu pai. Mainha sempre me ensinou a zelar e proteger os meus e Salvador, nossa capital, tem que ser essa mãe que cuida dos seus filhos, provendo educação de qualidade desde cedo”, afirmou a pré-candidata do PT à Prefeitura de Salvador, que é Mestra em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial pela UFBA.
Dados apresentados sobre a educação infantil em Salvador, cidade que possui 65% das suas matriculas em creches concentradas em unidades da rede privada ou nas creches comunitárias, também chamou atenção dos convidados da live, que apontaram um caminho grande a avançar nesse quesito.
Para o governador Rui Costa, que elogiou a iniciativa da Major Denice de trazer esse tema, “o maior instrumento de criação de oportunidades para o ser humano é a educação. E é nessa fase da educação infantil que se desenvolve a capacidade de raciocínio, de reflexão, e escolas estruturadas nessa fase fazem toda diferença na vida dessas crianças”. Ele lembrou da infância na Liberdade e do projeto de creche e reforço escolar organizado pela mãe.
“Eu nasci na Liberdade e sei que, nas periferias das grandes cidades como Salvador, a educação infantil é feita nas escolas e creches comunitárias, quando os pais e as mães se juntam para crias um ambiente de oportunidade e desenvolvimento para a meninada, a meninada da baixada, do morro, da periferia”, afirmou o governador, chamando de “excepcional” o trabalho das Voluntárias Sociais. “Esse é um trabalho de doação”, assinalou.
A consultora da UNESCO, Cleuza Repulho, destacou “O papel da Prefeitura em garantir direitos, mais do que nunca, nesse momento de pandemia no qual a vulnerabilidade das famílias e a importância da escola e da merenda escolar cresceram”. Já Andréa Macedo lembrou da função da educação infantil no empoderamento feminino. “Essas mulheres, mães, elas passam a ter autonomia para trabalhar quando há locais estruturados para cuidar dos seus filhos”.
A Major Denice fez uma emocionante homenagem, durante a live, à professora Clarice Pereira dos Santos, educadora, líder comunitária do Nordeste de Amaralina e pré-candidata a vereadora pelo PCdoB, que morreu na última semana vítima do Coronavírus.
Os petistas Zé Raimundo e Zé Neto, companheiros da Major Denice no PT e também pré-candidatos à Prefeitura das suas cidades, Vitória da Conquista e Feira de Santana respectivamente, também deixaram um recado gravado na live. Ao final, Denice e Rui
Comentários
Outras Notícias
Com apoio de Suíca, ‘X1 da Consciência Negra’ movimenta Pernambués com esporte e inclusão
27 de Novembro de 2025FOTO: Lucas Rodrigues/CBDU
Pesquisa aponta relação entre formato dos glúteos e sinais associados ao diabetes tipo 2
27 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Shutterstock
UFRB abre seleção gratuita para curso EaD de Sistemas de Informação com 150 vagas no interior da Bahia
27 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / UFRB
Vitória mantém ingressos promocionais a partir de R$ 20 para duelo decisivo no Barradão
27 de Novembro de 2025Fotos: Victor Ferreira/EC Vitória
Ruan Pablo sofre ataques racistas após cobrança de pênalti na semifinal do Mundial Sub-17
27 de Novembro de 2025Foto: Nelson Terme/CBF
Promessa do Manchester City abandona carreira no futebol para estudar Direito em Oxford
26 de Novembro de 2025Foto: Reprodução/Internet
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023