“Precisamos mudar essa história”, diz Suíca sobre negros e negras ocuparem mais espaços de poder
22 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
Discursos calorosos e intercalados com poesia e música marcaram a tarde desta segunda-feira (22) durante sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, realizada pela Comissão de Reparação, na Câmara de Vereadores de Salvador
A abertura da sessão contou com a fala do vereador e presidente da comissão, Luiz Carlos Suíca (PT), que tratou de pontos importantes em seu discurso, dentre eles a luta para mais representatividade negra nos espaços de poder. “A nossa luta é para que a gente possa ter nesses espaços gente que nos represente de verdade. Se observamos nesses 27 estados, desse país, apenas 17,8% do Congresso é formado por homens negros e mulheres negras”, frisa o edil.
Suíca relembra que a capital baiana teve apenas um chefe do Executivo Municipal negro, nos anos de 1978 e 1979, por eleição indireta. “Na nossa capital, temos muitas dificuldades. Historicamente temos apenas o vereador Edvaldo Brito, que foi prefeito por um tempo, não por voto popular, mas porque era vice-prefeito. Precisamos mudar essa história, começamos a mudar a partir da eleição, a partir do fortalecimento da democracia. Portanto, hoje vai ficar marcado para história de todos os negros e negras que tem a consciência negra, assim como ficou marcado a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial”, revela o parlamentar.

A doutora e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Gabriela Sá, abordou, em um momento de sua palestra, sobre o silenciamento de atos racistas. “Quando falamos que a omissão também é racismo é para relembrar que o racismo se manifesta de formas sutis e muitas vezes naturalizadas. A gente não consegue reconhecer que o silenciamento é uma conivência com o racismo. Então é muito importante que a gente reconheça. Angela Davis fala que em uma sociedade racista não basta não ser racista é preciso ser antirracista”, aponta a professora da Uneb, do campus de Juazeiro.
Para o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Ademário Costa, a sessão é um momento de grande importância para a capital mais negra do Brasil e reforça que os espaços legislativos devem ter representatividade. “Ter essa sessão nesse espaço presidido por um vereador negro é de um simbolismo muito importante. Além disso, estamos no momento de muita resistência e enfrentamento na cidade de Salvador. Isso demonstra, mais do que nunca, que é hora de ocupar os espaços legislativos para reforçar as leis que protegem o nosso direito, principalmente agora quando essa Casa acaba de regulamentar o Estatuto da Igualdade Racial e contra a Intolerância Religiosa”, diz Ademário, que também é secretário de Combate ao Racismo do PT.
Durante a sessão, ocorreu apresentação de poesia e música com os integrantes da Batalha da Resistência, jovens que moram em Nova Constituinte, localizado no subúrbio ferroviário. A mesa foi presidida pelo vereador Suíca e composta pelos edis Silvio Humberto (PSB), Maria Marighella (PT) e Marta Rodrigues (PT). Participaram da mesa a professora e doutora Gabriela Sá, o presidente municipal do PT, Ademário Costa, e o diretor nacional de Grêmios da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Felipe Oliveira.
Comentários
Outras Notícias
IBGE aponta que mais de 8 milhões de brasileiros deixaram a pobreza entre 2023 e 2024
04 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Centro Odontológico da Liberdade passa a oferecer atendimento de urgência e amplia cobertura em Salvador
04 de Dezembro de 2025Foto: Ascom SMS
Aeroporto de Salvador projeta maior alta temporada da sua história para 2025/2026
04 de Dezembro de 2025Foto: Will Recarey
Programação oficial do verão 2025/2026 em Salvador é divulgada; confira as datas
04 de Dezembro de 2025Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023