Política

Com a presença de Lula, PSB oficializa Alckmin como vice nesta sexta-feira

29 de Julho de 2022 - CNN Brasil
[Com a presença de Lula, PSB oficializa Alckmin como vice nesta sexta-feira]

O PSB realiza, nesta sexta-feira (29), a convenção nacional que oficializará a candidatura a vice-presidente do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Ambos comparecerão ao evento do PSB. Na convenção do PT que oficializou a candidatura de Lula, ex-presidente e ex-governador não estiveram presentes.

O encontro será realizado das 14h às 17h, em um hotel de Brasília, para selar a chapa Lula-Alckmin 16 anos após a dupla rivalizar no segundo turno das eleições presidenciais de 2006. Se confirmada, esta será a terceira disputa presidencial do ex-tucano, sendo a primeira como candidato a vice. Em 2018, ele ficou na quarta colocação no primeiro turno.

A aproximação dos antigos adversários foi anunciada ainda no ano passado, em um jantar promovido pelo grupo de advogados Prerrogativas, em São Paulo. Alckmin acompanhou Lula em grande parte da pré-campanha e, segundo o petista, o ex-governador "não será um vice decorativo".

Após 33 anos de PSDB, partido que ajudou a fundar, o ex-governador fará a sua primeira eleição pelo PSB. Ele deixou o ninho tucano após se sentir desprestigiado.

Iniciado no dia 20, com o encontro que oficializou a candidatura à Presidência do ex-ministro Ciro Gomes (ainda sem a indicação de um vice), o prazo para realização das convenções partidárias termina no próximo dia 5 de agosto.

No último domingo (24), foi a vez do presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmar a sua candidatura à reeleição e o nome do general Walter Braga Netto (PL) como vice na chapa.

Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Leonardo Péricles (UP) - que terá Samara Martins como vice - também já foram oficializados como concorrentes na corrida presidencial.

Além deles, Felipe d'Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) devem ser confirmados no dia 30; Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC), no dia 31; e Luciano Bivar (União Brasil), em 5 de agosto.

 

Foto: Ricardo Stuckert

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias