Lula é eleito o novo presidente do Brasil em disputa acirrada
31 de Outubro de 2022 - Jornal da Chapada
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desbancou Jair Bolsonaro (PL), em uma disputa acirrada neste domingo (30), e acaba de ser eleito o novo presidente do Brasil com quase 51% dos votos.
O adversário recebeu um pouco mais de 49% dos votos, sendo votado por um pouco mais de 57 milhões de eleitores.
Lula foi o 35º presidente do Brasil, governando o país durante dois mandados, entre 2003 e 2011. Agora, após ter sido votado por mais de 59 milhões dos eleitores, irá retornar ao Palácio da Alvorada, em Brasília, sendo o 39º chefe do Executivo do país.
O Nordeste foi o mais decisivo na vitória de Lula novamente neste segundo turno, mesmo após interferências da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que complicou o transporte dos passageiros eleitores da região. No primeiro turno, o ex-presidente recebeu 67% dos votos válidos do eleitorado nordestino, enquanto Bolsonaro ficou com 26,8%.
Ao votar na manhã deste domingo, em colégio eleitoral de São Bernardo do Campo (SP), Lula já se mostrava convicto da vitória, que veio de virada. “Estou convencido que o povo brasileiro vai votar no projeto em que a democracia seja vencedora. Em um projeto que a participação popular na definição das políticas públicas seja vencedor”, disse.
Comentários
Outras Notícias
Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações
27 de Abril de 2026Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19
27 de Abril de 2026Foto: Myke Sena/MS
Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador
27 de Abril de 2026Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS
Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador
27 de Abril de 2026Foto: Agência Brasil
Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B
26 de Abril de 2026Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos
26 de Abril de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023