Bolsonaro entra em pânico após Lula assinar MP que visa derrubar os sigilos
03 de Janeiro de 2023 - Redação Pernambués agora
Durante a campanha eleitoral, o presidente Lula (PT) prometeu derrubar todos os sigilos de 100 anos impostos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma série de documentos e informações do governo.
Logo após ser empossado presidente neste domingo (01), Lula assinou uma série de decretos e Medidas Provisórias (MP), entre elas uma que determina que a Controladoria-Geral da União reavalie, no prazo de 30 dias, os inúmeros sigilos impostos por Bolsonaro em documentos de seu governo.
A assinatura da MP que visa derrubar os sigilos chegou a Bolsonaro, que está na Florida, nos EUA. E, segundo informações do IG, o ex-presidente entrou em desespero, pois, há muitas informações que, quando vierem a público, podem ser utilizadas em eventuais investigações criminais contra o ex-presidente.
Em pânico, Bolsonaro avisou a apoiadores que pretende ir à Justiça contra o presidente Lula (PT) e o governo federal caso os sigilos sejam derrubados.
Em um grupo do PL no WhatsApp, Bolsonaro declarou que "não vai aceitar liberarem o conteúdo" de sua caderneta de vacinação e que, caso isso ocorra, vai processar Lula e o governo federal.
Membros do PL, que revelaram o desespero de Bolsonaro ao IG, acreditam que o ex-presidente Bolsonaro se vacinou contra a Covid e por isso está em pânico com a possibilidade da divulgação de sua caderneta de vacinação.
Segundo um parlamentar do PL que está no grupo, "ninguém sabe" se Bolsonaro se vacinou ou não, no entanto, diz o deputado que "em Brasília os comentários é que ele tomou. Por que esse desespero para esconder a caderneta?", questiona o membro do PL.
Os advogados do entorno de Bolsonaro argumentam que a caderneta é um documento privado, no entanto, a tese não se sustenta, pois, o comprovante de vacinação é exigido na matrícula escolar e, em alguns casos, para assumir vaga em concurso público.
Durante a pandemia, o ex-presidente Bolsonaro fez campanha contra a vacinação anti-Covid e classificou a doença causada pelo coronavírus como uma "gripezinha".
Portanto, além de desmoralizar Bolsonaro frente aos seus seguidores negacionistas, o ex-presidente pode responder judicialmente, pois, como avisou Lula, o seu governo pretende responsabilizar judicialmente aqueles que, de forma direta e indireta, levaram milhares de pessoas a morrerem de Covid-19.
Comentários
Outras Notícias
IBGE aponta que mais de 8 milhões de brasileiros deixaram a pobreza entre 2023 e 2024
04 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Centro Odontológico da Liberdade passa a oferecer atendimento de urgência e amplia cobertura em Salvador
04 de Dezembro de 2025Foto: Ascom SMS
Aeroporto de Salvador projeta maior alta temporada da sua história para 2025/2026
04 de Dezembro de 2025Foto: Will Recarey
Programação oficial do verão 2025/2026 em Salvador é divulgada; confira as datas
04 de Dezembro de 2025Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023