Ministros de Lula vão participar de evento do MST após críticas a invasões
28 de Abril de 2023 - Folha Press
No sábado (29), o MST irá anunciar a realização da 4ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, entre 11 e 14 de maio. O evento volta ao parque da Água Branca após quatro anos, com a autorização do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
FOTO: Reprodução/Brasil de Fato
Após críticas públicas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) por invasões realizadas durante o chamado abril vermelho, os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relacionais Institucionais) vão participar de evento organizado pelo movimento em São Paulo.
No sábado (29), o MST irá anunciar a realização da 4ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, entre 11 e 14 de maio. O evento volta ao parque da Água Branca após quatro anos, com a autorização do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
Após coletiva de imprensa, haverá ato de lançamento da cozinha escola Pra Brilhar Dona Ilda Martins, instalada no local, com a participação dos ministros e de lideranças do MST, como João Pedro Stédile, Ieda Matos, do restaurante Casa de Ieda, Elaine Azevedo, nutricionista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, entre outros.
A relação do MST ficou especialmente desgastada nos casos dos dois ministros, que repudiaram as ações do movimento e foram acusados por eles de dificultarem as trocas das superintendências do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Teixeira disse ao Painel que as invasões do MST estressaram a relação com o governo Lula e atrasaram o plano nacional da reforma agrária. Padilha disse condenar “veementemente qualquer ato que danifique áreas e processos produtivos” e que acredita que “o movimento e outros movimentos tenham outras formas de luta que podem conquistar ainda mais a sociedade para uma causa tão importante que é a causa da reforma agrária, agricultura familiar, produção de alimentos no nosso país”.
Como mostrou a coluna, os dois viraram alvos de críticas do MST, que agora discute a possibilidade de rejeitar o convite para compor o Conselhão, que deverá ser criado pelo governo Lula em maio.
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023